Toyota anuncia recall em seis modelos por defeito no airbag

A Toyota fará substituição do deflagrador do airbag de 379.689 carros produzidos entre 2004 e 2017.
Camila Torres
Por
31.01.2020 às 17:46
A Toyota fará substituição do deflagrador do airbag de 379.689 carros produzidos entre 2004 e 2017.

A Toyota iniciou dia 28/01 um dos maiores recalls da história, totalizando 379.689 carros produzidos entre 2004 e 2017. O recall envolve seis modelos: Hilux, SW4, Corolla, Fielder, Etios Hatch e Sedan. O motivo é um defeito apresentado na peça ‘deflagrador’ que integra o sistema de airbag, da marca Takata. A deflagração incorreta em casos de acidente pode levar até a morte, alertou a montadora japonesa.  

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

A causa

Em uma investigação realizada pelo fornecedor no Japão, foi constatado que após os veículos citados acima ficarem longos períodos expostos a temperaturas altas, variação de clima ou grande umidade relativa do ar, o deflagrador passou por uma degradação da substância propelente. 

A degradação torna a peça mais propensa a deflagrar-se de forma inadequada em uma colisão. Fazendo com que no momento do impacto aconteça uma ruptura na carcaça do deflagrador, que resultaria na dispersão de fragmentos metálicos contra ocupante juntamente com a bolsa do airbag.

Riscos

Os riscos e implicações causadas em uma colisão podem ir desde lesões físicas graves até a morte do motorista e passageiros. Para evitar danos irreparáveis a montadora decidiu substituir todos os airbags que estão com problemas. Alguns modelos a falha está somente no do motorista, em outros também inclui o do passageiro dianteiro.

Leia também: 10 Novidades do Toyota Corolla 2020

Substituição 

O proprietário que tiver o carro na lista do recall precisa entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota e agendar a substituição gratuita do deflagrador. Para consultar a lista de concessionárias disponíveis, basta acessar no próprio site da fabricante.  

Modelos que devem fazer a substituição do deflagrador 

Toyota subsituirá  o deflagrador do airbag de  379.689 carros, entenda o motivo.

Talvez você também se interesse:

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Presidente da Toyota revela que a marca pretende ter quase 100% da linha híbrida
Avaliação Toyota Corolla 2019
Honda Civic 2020: veja o que mudou e tudo sobre a nova versão

Comentários