Lançamento Nissan Leaf no Brasil

O carro 100% elétrico da Nissan começa a ser vendido no Brasil
Mayara Sauer
Por
19.07.2019 às 16:58 • Atualizado em 23.07.2019
O carro 100% elétrico da Nissan começa a ser vendido no Brasil

 

O  Nissan Leaf chega ao Brasil. E para marcar a vinda do carro elétrico, a Nissan realizou o E-day em São Paulo, evento de lançamento oficial do modelo. A Mobiauto foi convidada e acompanhou tudo de pertinho. O carro foi apresentado apenas para imprensa e convidados, com participação especial do presidente da Nissan no Brasil, Marco Silva, com um dia reservado para testar o automóvel.

Quando se fala em carro elétrico, o desempenho é uma das principais dúvidas do consumidor. Como o veículo se comporta na rua? E nesse quesito o Nissan Leaf realmente surpreende. Durante a avaliação prática, é possível se divertir ao volante. Basta um pequeno toque no acelerador que o carro responde de forma imediata. Então, em situações que é preciso acelerar um pouco mais, por exemplo, em uma ultrapassagem, o Nissan Leaf certamente não deixa o motorista na mão, pois o torque é realmente instantâneo.

Esta é a segunda geração do Leaf. O modelo conta com um motor elétrico que gera 110 kW de energia, equivalente a 149 cavalos de potência, 37% mais do que a geração anterior; e de torque, 32,6 kgfm, 26% maior), resultando em melhores respostas nas acelerações. O design da bateria foi refeito, sem aumentar de tamanho, mas com maior capacidade enérgica. A estrutura está melhor, com um aumento de 67% na densidade de energia. O Nissan Leaf possui duas baterias de íon-lítio de 40kWh. Quando elas estão totalmente carregadas, o Leaf tem autonomia de até 389 km. O abastecimento de energia é feito pela frente do carro, compatível a tomada 110V e 220V. Ele conta com um kit de recarga, que é instalado pela própria Nissan na casa do cliente. 

Um dos destaques é o e-Pedal. Com esse sistema, é possível acelerar, desacelerar e parar o carro, utilizando somente um único pedal, no caso o pedal do acelerador. No começo é meio estranho, mas acredito que o tempo dá pra se acostumar. É uma nova maneira de dirigir. Deve ser o mesmo processo quando você dirige carro manual, usando a embreagem e passa a dirigir carro automático. Quem nunca apertou o freio achando ser a embreagem, dando aqueles freadas bruscas?

O Nissan Leaf ainda conta com três modos de condução: ECO, que é pra economizar energia. Nesse modo, o desempenho cai. Tem o modo “B”, que é possível vai sentir diferença na resposta de frenagem, fica mais brusca. É chamada de frenagem regenerativa, porque vai regarregar a bateria sem perder a potência. E o modo “D”, o modo normal, que utiliza a potência máxima do motor.

O Nissan Leaf vem também com várias tecnologias embarcadas já conhecidas, como alerta de mudança de faixa; assistente de ponto cego, que identifica veículos em pontos cegos no retrovisor. Vem também com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel de instrumentos) e freia caso necessário. E oferece visão 360 graus, por meio das 4 câmeras que permite a visualização de todo o entorno do na tela do multimídia.

O carro 100% elétrico já está disponível para venda nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília, no valor de R$ 195.00,00. Lembrando que o Nissan Leaf já foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, com preço de pré-venda de R$ 178.400,00. Hoje, o carro chega ao Brasil por meio de importação do Reino Unido. Segundo o presidente da Nissan Brasil, devem chegar 200 unidades do veículo até final deste ano.

A Leaf House, espaço reservado da Nissan, para quem quiser o conhecer o Nissan Leaf de perto e as possibilidades da mobilidade elétrica. A casa fica localizada na avenida Europa, 394, no bairro Pinheiros e estará aberta para visitação entre os dias 20 de julho e 3 de agosto, das 9h às 21h, de terça a sábado.  

Confira as ofertas da Nissan

Comentários