Fiat SUV Progetto 363: visual está confirmado e será assim

Último teaser antes da revelação completa do primeiro SUV nacional da marca não deixa mais dúvidas sobre como será o seu "rosto"
LF
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03.05.2021 às 16:06
Último teaser antes da revelação completa do primeiro SUV nacional da marca não deixa mais dúvidas sobre como será o seu "rosto"

O grupo Stellantis confirmou nesta segunda-feira (3) como será o visual do SUV Progetto 363, que será inteiramente revelado na final do Big Brother Brasil 2021, na próxima terça (4). No último teaser divulgado pela fabricante, é possível ver agora com clareza como ficará o desenho do modelo quando visto de frente.

Conjunto óptico dianteiro e grade lembrarão os elementos da nova Strada, lançada em meados do ano passado, porém com os faróis mais afilados e divididos em dois níveis, como na Toro. A segunda parte do conjunto de iluminação ficará encravada em um grande recorte no miolo do para-choque frontal.

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Como a Mobiauto já contou, o modelo será equipado com o motor 1.0 três-cilindros turboflex da família GSE, com potência estimada entre 120 e 130 cv e torque na casa de 20 kgfm. O nome definitivo do modelo e o restante dos traços só serão conhecidos na final do BBB, na noite de terça-feira.

No entanto, a Mobiauto vem avisando desde janeiro que a chegada efetiva do modelo às lojas ocorrerá entre setembro e outubro deste ano, porque o início de sua fabricação em série em Betim (MG), o chamado SOP, ocorrerá somente em 1º de setembro. 

Ou seja, a revelação do modelo no BBB servirá como uma espécie de avant première, como a VW fez com o Taos no fim do ano passado: iniciará, assim, um processo gradual de revelação dos conteúdos, especificações, motorização e versões do Progetto 363. 

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Mas, afinal, o que é o “Progetto 363”?

É um SUV construído sobre a plataforma MP1 do Argo. Sua relação com o hatch, aliás, é parecida com a que vemos entre VW Nivus e Polo, ou entre Honda Fit e WR-V: o utilitário esportivo aproveitará boa parte da carroceria e da mecânica do Argo, herdando dele elementos como suspensões, arquitetura elétrica, portas laterais dianteiras, colunas A, para-brisa e recortes parciais de para-lamas e capô.

O número 363 representa um código de projeto e não será o nome definitivo do modelo. Recentemente a Fiat registrou cinco nomes que se tornaram candidatos a serem usados por ele: Revo, Tuo, Pulse, Domo e Nord.

Em relação ao Argo, o 363 receberá um balanço dianteiro com visual totalmente exclusivo, além de capô, para-lamas, portas laterais traseiras e todo o balanço traseiro com visual e recortes inéditos. As suspensões também terão calibração exclusiva, com bitolas alargadas e um maior vão livre do solo para a carroceria.

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E, de forma inversa, o Progetto 363 estreará elementos que só serão aproveitados posteriormente pelo próprio Argo, pelo sedan Cronos e pelo SUV cupê compacto-médio 376, previsto para chegar no ano que vem.

Um deles é o motor 1.0 GSE T3, um três-cilindros turboflex 12V com injeção direta e dotado do sistema de variação de tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão MultiAir. Com gasolina, tal usina rende 120 cv de potência e 19 kgfm de torque na Europa. Por aqui, com etanol, deve chegar a 130 cv e 21 kgfm. O câmbio será sempre automático de seis marchas e a tração, 4x2 dianteira.

Isso nas opções intermediárias e de topo, já que as de entrada deverão contar com o já conhecido 1.3 Firefly flex, um quatro-cilindros naturalmente aspirado 8V de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm com gasolina/etanol, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou CVT.

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A adoção de portas laterais traseiras exclusivas pode implicar numa mudança de distância entre eixos no comparativo com os 2.521 mm de Argo e Cronos.

Outra novidade será o painel atualizado com quadro de instrumentos digital nas versões de topo (a ser herdado da nova Toro) e a nova geração da central multimídia UConnect, vista na nova Strada, incluindo projeção de celulares Android e Apple sem fio.

Espera-se que o novato tenha valores entre R$ 80 mil e 110 mil, sendo posicionado abaixo do Jeep Renegade como SUV de entrada do grupo Stellantis no Brasil, para tentar brigar com VW Nivus, WR-V e Caoa Chery Tiggo 3X.

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