Exclusivo: SUV sucessor do VW Gol deve enfim sair do papel em 2023

Fabricante volta a desenvolver o projeto A0 SUV ou VW246, que deve substituir o icônico hatch na fábrica de Taubaté
LF
Por
27.07.2021 às 18:51
Fabricante volta a desenvolver o projeto A0 SUV ou VW246, que deve substituir o icônico hatch na fábrica de Taubaté

Faz algum tempo que a Volkswagen vem planejando uma forma de substituir o icônico Gol em nosso mercado. Afinal, estamos falando do modelo mais vendido pela marca alemã em sua longínqua história como fabricante automotiva instalada no Brasil, mais inclusive do que o não menos icônico Fusca.

No fim de 2019, quando eu trabalhava na Quatro Rodas, noticiei que a fabricante vinha desenvolvendo um SUV de dimensões pequenas voltado justamente a assumir o lugar do Gol, assim como do Up! e do Fox, como modelo de entrada da marca no país. 

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

O projeto, denominado à época A0 SUV, havia sido apresentado a diretores e executivos da empresa no país em uma reunião no fim daquele ano. Naquele mesmo encontro, a companhia anunciava que o misterioso modelo seria lançado em 2022. Era o prazo previsto, inclusive, para matar os três compactos supramencionados.

Veio a pandemia do coronavírus e mudou tudo. Congelou o projeto e fez a VW adotar outra estratégia: simplificar o projeto do Polo de sexta geração pré-facelift, rebatizando-o como Polo Track e colocá-lo para ser o verdadeiro sucessor, especialmente do Gol 1.0, como novo carro de entrada da marca no Brasil.

Leia também: Cópia elétrica da Kombi tem capacidade de carga de Hilux com porte de Kwid

Fabricante volta a desenvolver o projeto A0 SUV ou VW246, que deve substituir o icônico hatch na fábrica de Taubaté

Apesar disso, a Mobiauto pode afirmar que o projeto A0 SUV, que na área de engenharia recebe o código VW246, mas também chega a ser chamado internamente como “novo Gol” – embora não se possa cravar que o nome será mantido –, foi tirado da gaveta e voltou a ser desenvolvido nos últimos meses.

A diferença é que esse modelo, agora, deve subir de patamar e não ser mais posicionado como modelo mais barato da marca, mas sim como o SUV de entrada da VW no país, com faixa de preço acima de Polo Track e Novo Polo, porém ainda abaixo de Nivus e T-Cross.

Leia também: Forma como postos vendem combustível no Brasil deve mudar

A plataforma será a conhecida MQB A0, a mesma que dá vida a Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Nossas fontes afirmam que o VW246 (ou A0 SUV, como preferir) medirá cerca de 4,10 m de comprimento, um pouco menos do que os 4,20 m do T-Cross. Já o entre-eixos será o mesmo de Polo e Nivus, 2,56 m.

Isso significa que podemos esperar uma boa dose de compartilhamento de peças entre o A0 SUV e os irmãos de base. No entanto, o pequeno utilitário esportivo terá novidades importantes em termos de design, conversando com a oitava geração do Golf e até com a nova família de elétricos ID em termos estéticos.

Leia também: Fiat Pulse de R$ 100.000 terá cluster digital, central gigante e modo Sport

Fabricante volta a desenvolver o projeto A0 SUV ou VW246, que deve substituir o icônico hatch na fábrica de Taubaté

Por dentro, replicará o uso da central multimídia VW Play, mas com novas soluções de conectividade. O motor deve ser sempre o 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível.

Ele tende a ser usado nas especificações 170 TSI manual (105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol), com câmbio de cinco marchas, tal qual no extinto Up! TSI, ou 200 TSI automática (128 cv e 20,4 kgfm usando o combustível vegetal), aliado à caixa de seis velocidades com conversor de torque da Aisin.

Leia também: Novo Chery QQ lembra carrinho de Icegurt e custa um Chicabon para reservar

Devido ao atraso de desenvolvimento gerado pela pandemia, o mais provável é que o A0 SUV saia do papel não mais no ano que vem, mas sim em 2023. Até lá, o Gol será mantido em linha na configuração 1.0 MPI aspirada de 84 cv, convivendo por algum tempo com o Polo Track.

Isso significa que o Gol terá aproximadamente mais dois anos de vida. Depois, deixará de ser produzido justamente para dar lugar ao projeto VW246 na linha de montagem de Taubaté (SP), onde ele será fabricado ao lado do novo Polo (este em conjunto com São Bernardo do Campo, no ABC Paulista) e do Polo Track (exclusivo de Taubaté, assim como o VW246).

Leia também: Compass, Corolla Cross ou Taos: qual SUV é mais barato de manter?

Resta saber o que acontecerá com o Voyage, irmão gêmeo do Gol com três volumes. O site Autos Segredos crava que o sedan será aposentado já no fim de 2021

Nossas fontes afirmam que o martelo ainda não foi batido quanto a isso, e que seu ciclo pode ser esticado por mais algum tempo, também utilizando o propulsor 1.0 MPI, especialmente se a crise dos semicondutores não passar até o fim do ano.

Você também pode se interessar por:

VW Virtus: como sedan será reposicionado para ocupar lugar do Jetta
Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha
Avaliação: VW Taos tem bala na agulha contra o líder Jeep Compass?
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos

VW Gol
VW Voyage
VW Polo
VW SUV
SUVW
Novo SUV VW
SUV de entrada
SUV pequeno
SUV compacto
carro SUV
SUV turbo
SUV sucessor do VW Gol
VW A0 SUV
VW 246

Comentários