Como nova Chevrolet Montana terá porte de Toro usando cabine do Tracker

Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior
LF
Por
12.05.2021 às 18:30
Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior

Com Renan Bandeira

A GM confirmou apenas no início desta semana, mas a Mobiauto já avisava desde agosto do ano passado que a Chevrolet teria uma picape compacta-média produzida em São Caetano do Sul (SP) para ocupar o lugar da Montana, com porte maior para brigar não mais com a Fiat Strada, mas sim com a nova Fiat Toro.

Para tanto, a fabricante irá aproveitar a plataforma modular GEM de Onix, Onix Plus e Tracker, voltada a mercados emergentes como Brasil e China. Sua base de desenvolvimento será a carroceria monobloco do Tracker, e não do Onix, mais ou menos como a Renault faz com a Duster Oroch em relação ao Duster.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior
Cabine da nova Montana será a do Tracker, porém com muitas modificações no visual e nas dimensões

Contudo, não devemos esperar por um Tracker com caçamba. Longe disso. A Chevrolet entende o erro estratégico cometido pela rival francesa com a Oroch e fará de tudo para evitá-lo. A nova Montana, como por enquanto o modelo é chamado – embora o nome não esteja confirmado –, terá estilo próprio e porte mais parrudo que o do SUV irmão.

A fim de aumentar o porte, uma das soluções será elevar a altura da suspensão, aumentando assim o vão livre do solo e também a altura geral do veículo. 

Com isso, mais um jogo de rodas e pneus com diâmetro maior e uma dupla de barras longitudinais de teto bem altas, como as da Toro, será possível fazer a altura crescer na ordem de 10 cm, dos menos de 1,63 m do Tracker para perto dos 1,75 m da Toro.

Leia também: VW Brasília vira picape insana com motor de caminhão usando só sucata

Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior
Linhas da substituta da Montana na dianteira serão inspiradas nos SUVs Blazer e Trailblazer

As bitolas também devem ser ampliadas, permitindo a adoção de para-lamas mais abaulados. Será preciso aumentar a largura em cerca de 5 cm em relação ao Tracker para alcançar a casa de 1,85 m sem espelhos retrovisores medidos na futura rival da Fiat. 

Por fim, a distância entre eixos terá de ser esticada entre 30 e 40 cm para se aproximar dos 2,99 m da Toro. Este ainda é o ponto mais intrigante do projeto, junto com a suspensão traseira: afinal, a GM manterá o eixo de torção usado por Tracker e Onix ou adotará uma arquitetura mais sofisticada, como o conjunto independente da própria Toro?

Em termos estruturais, a inédita picape deve herdar do Tracker basicamente toda a parte dianteira da cabine, incluindo para-brisa, colunas A e portas laterais dianteiras, além de outros componentes mecânicos e elétricos. Mas ela terá uma frente exclusiva, incluindo um capô mais alto. Seu padrão visual será ditado pelos SUVs Blazer e Trailblazer vendidos na China. 

Leia também: O carro está virando um celular. Entenda por que isso é bom e ruim

Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior
Projeção do @overboost imagina uma traseira inspirada na prima grandalhona Silverado

Foi com base nesses modelos que o parceiro Renato Aspromonte, do canal @overboostbr, preparou uma projeção de como deve ficar a nova Montana no Brasil. Para a traseira, usamos como inspiração a atual geração da Silverado, propondo inclusive o nome da Chevrolet estampado em baixo relevo na tampa do porta-malas.

Na parte de motorização, a substituta da Montana deve trazer mais novidades. Os motores 1.0 e 1.2 turboflex usados por Onix, Onix Plus e Tracker são fracos para um modelo que terá esse porte, mas não devemos contar com o uso do velho 1.4 quatro-cilindros turboflex do Cruze, pertencente a outra família. 

A GM deve resolver este problema usando o mesmo bloco tricilindro, com duas alternativas: 1) dotar o 1.2 de injeção direta e recalibrá-lo para aumentar sua potência em cerca de 20 a 30 cv. 2) usar uma terceira especificação da família CSS Prime, usada pelo próprio Tracker na China.

Leia também: Encher o tanque até a boca prejudica o carro e até a sua saúde

Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior
Substituta da Montana será o primeiro produto a rivalizar diretamente com a Toro no mercado

Estamos falando do propulsor Ecotec 335T, um três-cilindros turbo com deslocamento um pouco maior, 1,3 litro, e que conta com um sistema inteligente de injeção variável com dois bicos por cilindro.

Um atua no coletor de admissão, como qualquer sistema eletrônico multiponto indireto, incluindo os 1.0 e 1.2 de Onix e Tracker; o outro está ligado diretamente à câmara de combustão, a famosa injeção direta. A atuação entre ambos se alterna de acordo com a necessidade de uso.

Trata-se de um sistema muito parecido com do propulsor 2.0 Dynamic Force que empurra os Toyota Corolla e Corolla Cross. Com a diferença de que, no GM, há sobrealimentação. Na China, essa usina rende 165 cv de potência e 24,4 kgfm de torque com gasolina. Por aqui, se convertida para flex, talvez chegue a 170 cv e 25 kgfm.

Leia também: Chevrolet Montana com cara de Agile morre e mata base do Corsa de 1994

Entenda as mudanças que a GM fará na plataforma GEM para dar vida à sua nova picape, que deve ainda usar um motor mais sofisticado e até com deslocamento maior
Motor 335T Ecotec, um 1.3 três-cilindros turbo feito na China e parente direto dos nossos 1.0 e 1.2 turbo de Onix e Tracker, é um dos candidatos favoritos a equipar a inédita picape compacta-média da GM 

Tais números ainda são menores do que os 185 cv e 27,5 kgfm do 1.3 GSE T4 da nova Toro, mas a sucessora da Montana terá um trunfo: será um bocado mais leve que a rival, assim como o Tracker é quase 300 kg mais leve do que o Jeep Renegade, irmão de plataforma da Toro. 

Ou seja, a nova Montana não precisará ter exatamente a mesma potência e o mesmo torque da nova Toro turboflex para atingir dados similares de aceleração e desempenho, e com o trunfo de possivelmente ser um pouco mais econômica do que a concorrente.

Segundo nossas apurações, a nova Montana deve começar a ser produzida em série na fábrica de São Caetano no começo de 2022. O lançamento deve acontecer entre no segundo trimestre do próximo ano.

Você também pode se interessar por:

Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021
13 hatches e sedans que serão lançados no Brasil em 2021
Picape Fiat para brigar com Hilux e S10 está a caminho 

Chevrolet Montana
nova Chevrolet Montana
nova picape Chevrolet
Picape Chevrolet rival da Fiat Toro
picape
Chevrolet Montana 2023
picape compacta média
picape cabine dupla
picape urbana
picape monobloco
picape turbo
picape flex

Comentários