Anfavea cria rígido manual de higiene para fábricas de automóveis

Volkswagen será a primeira fabricante a colocar as recomendações de prevenção ao coronavírus em prática.
Camila Torres
Por
13.05.2020 às 20:57
Volkswagen será a primeira fabricante a colocar as recomendações de prevenção ao coronavírus em prática.

A Volkswagen será a primeira fabricante de carros a colocar em prática as orientações do protocolo de prevenção do coronavírus criado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A marca alemã tem previsão de voltar com a produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR), dia 18 de maio. A ideia é que o manual seja seguido pelas empresas de automóveis enquanto durar a epidemia. 

No protocolo há recomendações desde a ida ao trabalho até a estadia no ambiente de trabalho. A Volkswagen será basicamente um termômetro para às próximas empresas que retomarão as atividades entre maio e junho, que provavelmente devem voltar aos poucos. Esse período de paralização das fábricas representou uma queda de 99% na produção registrada em abril. 

Consulte o valor do carro na Tabela Fipe

Algumas orientações da Anfavea para esse período de epidemia, é que os funcionários usem máscaras do tipo PFF2, pois são mais eficientes e devem ser utilizadas desde a ida ao trabalho, enquanto estiver nas propriedades da empresa e na volta para casa. Os colaboradores devem manter distância de um metro entre um e outro. Todos os ambientes devem ser desinfetados várias vezes ao dia, além dos cuidados gerais de prevenção ao Covid-19.

Também há recomendações para o consumidor final: todas as zonas mais tocadas do carro devem ser higienizadas, tanto em casos de test-drive como entrega. Segundo a Anfavea, se o carro estiver há mais de quatro horas isolado não há necessidade. Abaixo encontram-se algumas orientações para empresas enquanto durar a epidemia do coronavírus, as 12 são úteis não só para fabricantes de automóveis, mas para empresas de diferentes segmentos. 

Simule online o financiamento do carro que deseja comprar

12 recomendações da Anfavea que servem para outras empresas na volta ao trabalho 

1. Transporte público: buscar ocupar os bancos do fundo primeiro. Quando for descer no ponto final, espere as pessoas da frente descerem e assim sucessivamente. Tente tocar o menos possível qualquer objeto do ônibus, metrô ou trem. O transporte público mesmo nesse período de isolamento social não está vazio o suficiente a ponto de se tornar viável manter a distância de um metro e pular cadeiras entre um passageiro agora, mas sempre que houver um espaço busque ficar mais distante do outro ocupante.

2. Carro: segundo a Anfavea, além de utilizar a máscara, é imprescindível higienizar o volante, controles e botões, alavanca de câmbio e freio de mão, painel de bordo e maçanetas. Não usar o ar-condicionado e abrir as janelas. Na matéria feita pela Mobiauto sobre ‘Como higienizar o carro corretamente’, recomendamos álcool isopropílico para a limpeza do interior, pois evita danos aos materiais. 

3. Ao chegar na empresa: faça imediatamente a higienização das mãos e pertences que vão ser usados no ambiente de trabalho, como: celular, computador, agenda, canetas, mesa e braço da cadeira. A máscara deve ser usada durante todo o período que ficar no trabalho, com exceção apenas para as refeições. 

4. Reuniões: usar as maiores salas da empresa, manter distância de um metro e por mais que incomode conversar com a máscara é extremamente necessário permanecer com ela. Também é recomendável dar um intervalo mínimo de 15 minutos de uma reunião para outra e desinfetar toda a sala depois do uso, principalmente os objetos mais tocados.  

Leia também: 4 Supercarros com detalhes curiosos e extremamente caros

5. Refeições: outra recomendação da Anfavea para evitar aglomerações durante as refeições, os colaboradores devem ser divididos nos menores grupos possíveis e todos devem respeitar os horários estabelecidos. As cadeiras devem ser dispostas para que as pessoas fiquem mais longe do que o habitual. Em caso de buffets todos devem respeitar a distância de um metro. 

6. Limpeza de espaços compartilhados: onde são feitas refeições, como café e almoço, além de serem limpas pela pessoa responsável, também deve ser higienizada com álcool pela pessoa que for utilizar o local. 

7. Vestiários e banheiros: a máscara deve ser usada praticamente o tempo todo, inclusive ao trocar de roupa nos vestiários ou usar o banheiro. E assim como os outros ambientes da empresa devem ser higienizados várias vezes ao dia. 

Leia também: 5 Carros tão velozes que ultrapassam os 400 km/h

8. Saber quando lavar as mãos: todos já sabem que é necessário lavar as mãos depois de espirrar ou tossir, ir ao banheiro e antes das refeições. Mas também é preciso higienizar as mãos depois de tocar objetos que outras pessoas têm contato, depois das refeições, após colocar máscara e equipamentos e sempre que tocar em objetos potencialmente contaminados, como: cartões, dinheiro, chaves e celular. 

9. Não use secadores de mão: pois, eles podem pulverizar o vírus. O melhor é secar as mãos com toalhas de papel e usar uma folha para fechar a torneira e outra para tocar a maçaneta quando for abrir a porta. 

10. Portas: se possível as portas dentro da empresa devem ser mantidas abertas para evitar que as pessoas toquem as maçanetas. Caso não seja viável, o recomendado é abrir a porta com o cotovelo ou antebraço. Quando for aberta com a mão, a higienização deve ser feita imediatamente.  

Leia também: Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

11. Elevadores: não se apoiar nas paredes, muito menos nas barras de apoio. Manter a maior distância possível dos outros ocupantes. Após apertar os botões, higienizar as mãos. 

12. Monitoramento de sintomas: é de extrema importância para o bem estar de todos ficar atento aos sinais do corpo. Ao notar sintomas do coronavírus ou febre o gestor precisa ser comunicado imediatamente e deve orientar o colaborador a ficar em casa.

Talvez você também se interesse:

Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil
5 Carros populares mais econômicos do Brasil
Simule online o financiamento do carro que deseja comprar
10 Coisas inacreditáveis que o Covid-19 fez no mundo automotivo

Prevenção coronavírus
Anfavea
Fábricas de automóveis
Volta ao trabalho
Carros

Comentários