Novo Nissan Kicks: o que a versão nacional vai herdar da americana?
O Nissan Kicks de segunda geração já está confirmado para o Brasil. Ele faz parte de um pacote de investimentos na casa dos R$ 2,8 bilhões para a sua produção e a de um segundo SUV ainda misterioso. Por enquanto, o que temos de oficial, foi o carro apresentado nos EUA na semana passada, que já antecipa muita coisa do futuro nacional.
A primeira delas é o formato da carroceria 5 cm mais longa do que a geração atual e 4 cm mais larga. As duas vão conviver aqui no Brasil. Essa é a parte mais cara de um projeto, logo, não faz sentido uma mudança profunda na estrutura.
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O visual do nosso novo Kicks deve ser bem parecido com aquilo que vimos nos Estados Unidos. O que pode ser diferente é a frente cheia de LEDs da versão americana, que deve chegar simplificada por aqui. As lanternas traseiras em “L” também podem ser mais simples - principalmente quando falamos das versões de entrada.
Por dentro, o Kicks nacional deve manter o padrão americano, que não tem grandes luxos além do painel digital ao lado da central multimídia em duas grandes telas de 12 polegadas. Talvez um acabamento com menos cores seja mais viável para o público brasileiro. Nos EUA, ao menos no carro que teve as fotos reveladas, há detalhes em laranja no painel.
O que vai mudar mesmo é a mecânica. Por aqui nada de motor 2.0 de Sentra, nem tração integral. O Nissan Kicks nacional terá motor turbo, que a Nissan anunciou para o Brasil, sem revelar a cilindrada e nem a potência. A plataforma segue a CFM-B, uma base modular compartilhada com a Renault na Europa. Sobre ela também será feito o outro SUV que a Nissan anunciou para o Brasil.
Segundo o site Autossegredos, a Nissan vai adaptar o 1.0 de três cilindros que equipou o March e o Versa antigo, mas com turbo e injeção direta. A fabricação será mesmo em Resende (RJ). O câmbio seguirá sendo o CVT utilizado pelo Kicks atualmente.
O novo porte do Kicks também nos faz sonhar com o uso de uma usina mais potente, principalmente para uma versão mais completa. Basicamente a mesma estratégia que vemos no Hyundai Creta atualmente. Sendo assim, não seria mal ver um Kicks com motor 1.3 turbo flex de até 170 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, que temos hoje em Duster e Oroch.
Mas o que sabemos, de fato, é quando ele chegará ao nosso mercado. Depois dos atrasos para início da produção, por causa do maquinário roubado lá no México, o SUV ficou alguns meses congelado. O lançamento que era previsto para este ano no Brasil, ficará para o segundo semestre do ano que vem.
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Jornalista Automotivo