Na China, Chery iCar já está na segunda geração e custa R$ 57.000
O Chery QQ não é, exatamente, um automóvel bem afamado. Seja na China, seu mercado de origem, ou no Brasil, onde já foi ofertado em duas versões bem diferentes, o subcompacto é uma alternativa ao transporte coletivo sem maiores pretensões.
Mas desde o final do ano passado, quando o QQ Ice Cream foi lançado como o primeiro elétrico ultramini da marca, as coisas mudaram – e para melhor. QQ se tornou uma marca de minielétricos, que engloba modelos como o próprio Ice Cream e o eQ1, vendido no Brasil como iCar.
Antes de mais nada, é importante frisar que o QQ Wujie Pro de que vamos falar é uma espécie de irmão maior do Ice Cream, correspondendo a uma espécie de segunda geração do iCar vendido por aqui e que, na China, tem três denominações: eQ1, S51 EV ou @ant. Apesar de ser uma atualização do próprio iCar, ambos conviverão no mercado chinês.
Lá, suas vendas começam neste mês, com preços que partem de 79.990 yuanes (o equivalente a R$ 57.065) e chegam em 101.900 yuanes (R$ 72.700), valores até 62% inferiores aos do iCar “brasileiro” – do qual, frise-se, este lançamento corresponde à segunda geração.
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Um iCar atualizado e maior
O QQ Wujie Pro tem 3,40 metros de comprimento e é 20 cm maior que o iCar. Sua distância entre-eixos é apenas 1 cm maior, mantendo as mesmas largura e altura do EV mais “barato” do Brasil.
Seus maiores ganhos nesta nova geração se referem à autonomia, que agora chega a 408 quilômetros (alcance 45% maior) sem necessidade de recarga das baterias, e à potência, que saltou de o equivalente a 61 cv para 95 cv (70 kW).
Nesta configuração mais avançada, o subcompacto vai de 0 a 50 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 125 km/h – além deste trem de força, há uma opção de entrada de 55 kW, com autonomia de 301 km. Em ambas as variantes, tanto a tração quanto o motor elétrico são traseiros.
Visualmente, o QQ Wujie Pro – ou iCar Pro, para quem prefere – é bem diferente dos seus antecessores. Seu estilo quadradinho é realçado pelos apêndices (“estribos” laterais e barras de teto) aventureiros e as enormes rodas (aro 16 polegadas) dão um toque de esportividade ao subcompacto.
Sua plataforma, denominada @Life, é dedicada, totalmente feita em alumínio e a adoção de um processador Qualcomm 6155, de terceira geração e 1,9 GHz permitiu a introdução do sistema de monitoramento panorâmico de 540 graus, que exibe imagens da parte baixa do veículo em uma função chamada de “transparent chassis”.
Outros recursos são conexão Wi-Fi e 4G, navegador com comandos de voz e até karaokê.
Por dentro, o QQ Wujie Pro traz console frontal limpo e saídas de ar que cobrem toda a largura do painel, posicionadas na sua parte mais alta. Atrás do volante multifuncional de dois raios fica o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, mas é a enorme tela tátil flutuante ao centro que domina o ambiente – são duas opções, de 10,2 ou 12,9 polegadas.
Já no capítulo segurança, destaque para duplo airbag e controle eletrônico de estabilidade como itens de série – ambos indisponíveis para o ultramini Ice Cream. As versões topo de linha contam com assistências ao motorista como aviso de colisão frontal (sem frenagem de emergência autônoma) e desvio involuntário de faixa, além do monitoramento de ponto cego.
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O pacote de baterias de lítio-ferro-fosfato (ou fosfato de ferro-lítio, LFP) promete mais eficiência de descarga e carga, maior vida útil e capacidade de ciclo profundo, mantendo seu desempenho – ou seja, demorando mais para “viciar” que as de íon de lítio (óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio, NMC).
Como trata-se de um EV popular, ambas as suas baterias podem ser carregadas em cerca de sete horas em tomadas de energia comuns, intervalo que pode ser acelerado com o uso de carregadores rápidos – neste caso, a recarga de 80% do pacote pode ser feita em apenas 30 minutos.
Para quem tem medo do fantasma comunista chinês, a boa notícia é que não há com o que se preocupar – pelo menos no que se refere a este lançamento.
Exclusivo para o mercado doméstico, lá, os chineses podem pré-encomendar uma unidade por meio de “crowdsourcing”, depositando 999 yuans (o equivalente a R$ 715; isso mesmo, setecentos e quinze reais!), que dão direito a benefícios como uma “garantia vitalícia”, assistência rodoviária gratuita e lavagens durante um ano.
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Jornalista Automotivo