Compass, Corolla Cross ou Taos: qual SUV é mais barato de manter?

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção
Renan Bandeira
Por
26.07.2021 às 10:17 • Atualizado em 27.07.2021
Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

A Stellantis lançou a segunda geração do Jeep Compass em 2016 e o modelo recebeu sua primeira renovação neste ano. O tapa no visual tem motivo: agora o SUV compacto-médio tem Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos como fortes concorrentes no segmento.

Além de aumentar a dor de cabeça para a fabricante, os novatos potencializaram a dúvida na cabeça do comprador. Afinal, qual levar para casa?

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

VW Taos 1.4 TSI: R$ 154.990 - R$ 181.790 (versão de lançamento: R$ 191.060)

Jeep Compass T270: R$ 143.990 - R$ 198.990

Corolla Cross Hybrid: R$ 181.190 - R$ 188.590

Corolla Cross 2.0 flex: R$ 146.590 - R$ 157.090

*O Compass 2.0 turbodiesel não está no levantamento por pertencer a outra categoria e não ter chegado ainda às lojas.

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Os preços são nivelados e geralmente o desempate fica por conta de visual, lista de equipamentos (veja os itens de série nos links abaixo) e desempenho do motor. No entanto, existe um outro fator importante para se avaliar durante a escolha entre os três SUVS: qual tem custo de manutenção mais amigável.

Leia também: Toyota Corolla Cross: todas as versões, preços e itens de série

Leia também: VW Taos: todas as versões, preços e itens de série

Leia também: Jeep Compass: todas as versões, preços e itens de série

Você com certeza já ouviu aquela famosa frase: mais importante que comprar um carro é conseguir mantê-lo. 

No mercado de zero-quilômetros, principalmente quando falamos de lançamentos, os custos de manutenção, seguro e peças são caixinhas de surpresas que você só conhecerá depois de efetuar a compra.

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Para saber se, além de comprar, você vai conseguir manter Compass, Corolla Cross ou Taos na sua garagem sem entrar no vermelho, a Mobiauto levantou os custos ligados a revisões, peças e seguro, além do consumo dos três SUVs no Inmetro, e te conta qual deles pesará menos no seu bolso.

Consumo

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

No cofre do motor, Jeep e Volkswagen equipam Compass e Taos, respectivamente, com motores turbinados de baixa capacidade volumétrica, apostando no popular downsizing, com redução de peso e equilíbrio na relação consumo-desempenho. 

Leia também: Caoa vence ação contra Hyundai e Brasil terá picape Santa Cruz e novo Tucson

O Compass utiliza o propulsor 1.3 GSE T4 (turboflex) de 180/185 cv de potência (G / E) e 27,5 kgfm de torque (G e E), com câmbio automático de seis marchas da Aisin. Enquanto isso, o Taos é movido pelo 1.4 TSI (igualmente turboflexível) de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio AT6 da mesma fornecedora.

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Devido à receita similar, os SUVs apresentam números de consumo parecidos, embora o Taos leve a melhor em ambiente rodoviário e tenha números praticamente equivalentes aos do Compass na cidade. Veja:

Consumo Compass T270 flex: 7,2 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina) na cidade / 8,3 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina) na estrada.

Consumo Taos 250 TSI: 7 km/l (etanol) / 10,2 km/l (gasolina) na cidade e 9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina) na estrada.

Nem mesmo a baixa capacidade cúbica é suficiente para bater de frente com a tecnologia híbrida flex das versões mais caras do Corolla Cross.

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

O Toyota oferece o motor 1.8 de ciclo Atkinson com 101 cv e 14,5 kgfm, auxiliado por outro elétrico com 72 cv e 16,6 kgfm. São aproximadamente 123 cv combinados, enquanto o torque conjunto não é divulgado.

Com essa receita, o Corolla Cross é disparado o SUV compacto-médio mais eficiente em consumo na cidade, desenvolvendo até 17 km/l, segundo o Inmetro. Mesmo em rodovias, seus índices são superiores. Confira:

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross Hybrid é para rodar manso na cidade

Consumo Corolla Cross Hybrid: 11,8 km/l (etanol) / 17 km/l (gasolina) na cidade e 9,6 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina) na estrada.

A marca japonesa ainda oferece nas duas configurações mais baratas do SUV uma motorização mais convencional: 2.0 flex aspirada de 169/177 cv e 21,4 kgfm. 

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

As inovações desse trem de força estão no sistema de injeção, dotado de dois bicos para promover uma variação entre direta e indireta, de acordo com a demande, e o câmbio CVT Direct Shift, com engrenagem para aprimorar as arrancadas e simulação de dez marchas.

O consumo é inferior ao da motorização híbrida, mas ainda consegue ser melhor que o de Compass e Taos turbinados, mesmo com aspiração natural e tendo cerca de 600 cm³ a mais de capacidade volumétrica.

Consumo Corolla Cross 2.0 flex: 8 km/l (etanol) / 11,5 (gasolina) na cidade e 9 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina) na estrada.

Leia também: Segredo: Honda Civic deve sobreviver no Brasil como importado e híbrido

Custo com revisões

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Outro ponto importante é a manutenção preventiva dos SUVs. Aqui, reunimos os valores das revisões até 50.000 km de cada um dos modelos, que geralmente são feitas anualmente ou a cada 10.000 quilômetros rodados. Veja o valor desembolsado em cada um dos veículos:

                                Taos         Corolla Cross 2.0    Corolla Cross Hybrid 

10.000 km:       gratuita                R$ 409                                R$ 397

20.000 km:      gratuita                R$ 852                                 R$ 801

30.000 km:      gratuita                R$ 582                                 R$ 651

40.000 km:    R$ 1.360,28          R$ 1.182                               R$ 1.140

50.000 km:     R$ 634,85             R$ 582                                 R$ 552

60.000 km:    R$ 746,87          Não divulgado                  Não divulgado

        Total:     R$ 2.786,50       R$ 3.607,12                  R$ 3.538,74

Já o Compass tem uma política de revisões diferentes, que acontece a cada 12.000 km ou 1 ano. Veja:

12.000 km:  R$ 377

24.000 km:  R$ 665

36.000 km:  R$ 686

48.000 km:  R$ 1.166 

60.000 km:  R$ 802  

        Total:     R$ 4.372

Errata: no texto original, colocamos os dados de revisões do Jeep Compass 1.3 turboflex a cada 10.000 km ou 1 ano, mas a marca trabalha com períodos de 12.000 km ou 1 ano. A informação foi atualizada em 27/07/2021.

Cesta de peças

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Para esta etapa, selecionamos as peças que comumente são trocadas em manutenções cotidianas ou em pequenas colisões.

Leia também: Avaliação: VW Taos tem bala na agulha contra o líder Jeep Compass?

A cesta da Mobiauto é formada por: farol direito, retrovisor externo direito; lanterna direita; pára-choque dianteiro; filtro de ar-condicionado; filtro de combustível; filtro de ar do motor; filtro de óleo do motor; jogo com quatro amortecedores; pastilhas de freio dianteiras. Veja o custo dos itens somados:

Compass T270: R$ 21.144,19

Taos 250 TSI: R$ 13.942,70

Corolla Cross Hybrid: R$ 10.762,52

Corolla Cross 2.0: R$ 10.757,72

Cotação de seguro

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Por fim, analisamos os preços de seguros para cada um dos SUVs com o perfil de um homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo, que utiliza o carro para ir ao trabalho todos os dias, que tenha garagem fechada em casa e no trabalho, e sem a opção de um segundo condutor com idade entre 18 e 25 anos.

A pedida da nossa redação foi por uma assistência 24 horas, com cobertura total de colisão em 100% da Tabela Fipe, furto/roubo, incêndio e para os vidros. O resultado foi o seguinte:

Leia também: Avaliação: Jeep Compass T270 dá alguma brecha a Taos e Corolla Cross?

Compass T270: preço médio das apólices: R$ 5.256,06 / preço médio de franquia: R$ 9.605,46

Taos 250 TSI: preço médio das apólices: R$ 5.893,95 / preço médio de franquia: R$ 12.821,21

Corolla Cross Hybrid: preço médio das apólices: R$ 4.936,63 / preço médio de franquia: R$ 10.720,50

Corolla Cross 2.0: preço médio das apólices: R$ 4.694,44 / preço médio de franquia: R$ 8.833,30

Conclusão

Líder absoluto do segmento, Jeep Compass agora tem concorrência pesada de VW Taos e Toyota Corolla Cross. Veja qual tem o menor custo de manutenção

Hora de colocar tudo na ponta do lápis. Para saber qual cabe melhor em seu bolso, vamos somar os preços finais de revisões, cesta de peças e preço médio da apólice do seguro:

Compass T270: R$ 30.772

Taos 250 TSI:  R$ 22.623

Corolla Cross Hybrid: R$ 19.237

Corolla Cross 2.0: R$ 19.059

Como vimos nos números acima, o Corolla Cross é o modelo com custo de manutenção mais baixo entre os SUVs compactos médios.

Na briga interna entre motor convencional e híbrido, destaque para o híbrido. Mesmo sendo mais tecnológico, que comumente daria mais custo de manutenção, conseguiu um empate técnico com o aspirado. E ainda oferece garantia de oito anos para o conjunto elétrico (motor mais baterias).

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross XRE, a versão que mais será vendida

Como bônus, leva a vantagem de entregar um consumo de combustível mais vantajoso que o irmão aspirado, digno de hatches compactos com motor 1.0.

Ponto negativo para o líder de mercado, Jeep Compass, que tem custo de manutenção 61% mais alto que o calculado para o Corolla Cross 2.0, o mais barato entre os listados neste artigo. A cesta de peças de mais de R$ 20 mil, quase o dobro dos rivais, pesou muito contra o SUV da Stellantis.

Talvez você também se interesse por:

Fiat Toro 4x4 diesel seminova: vantagens e desvantagens de comprar

Como nova Chevrolet Montana terá porte de Toro usando cabine do Tracker  

Exclusivo: novo Hyundai Creta conviverá com antigo no Brasil  

22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021 


SUV
SUV compacto
SUV compacto médio
Volkswagen Taos
Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross híbrido
Jeep Compass
SUVs novos
SUVs mais baratos de manter
SUVs de melhor consumo
SUVs com menores seguros
comparativo Taos Corolla Cross e Compass

Comentários