Jeep de 7 lugares: vimos o SUV de perto e desvendamos alguns segredos
A Mobiauto já contou com detalhes como deve ser o Jeep de 7 lugares, SUV que será lançado no último trimestre deste ano para ser posicionado acima do Compass, como um rival de VW Tiguan Allspace, Caoa Chery Tiggo 8 e Mitsubishi Outlander no segmento de utilitários esportivos médios com sete lugares.
De acordo com o próprio grupo Stellantis, a gama do modelo será formada por dois motores: 1.3 turboflex (cuja potência, já confirmada, será de 180 cv com gasolina, sendo 27,5 kgfm de torque); 2.0 MultiJet turbodiesel, recalibrado para superar a casa de 200 cv e dotado de um tanque de Arla 32.
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Na manhã desta segunda-feira (22), nossa reportagem flagrou um protótipo do modelo, cujo nome ainda não foi revelado, mas que por enquanto é conhecido por seu código de projeto, o 598, rodando com carroceria definitiva e uma simples camuflagem zebrada em plena Marginal Pinheiros, uma das vias mais movimentadas de São Paulo (SP).
Ver o Jeep 7 tão de pertinho nos ajudou a desvendar mais alguns mistérios a respeito do modelo, que deve ser vendido a preços entre R$ 180.000 e R$ 250.000. Vamos a eles:
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1. Na prática, um Compass esticado
O Jeep 598 não será um SUV tão grande quanto um Grand Cherokee, por exemplo. O flagra confirmou que o modelo terá balanço dianteiro e largura com proporções similares às do Compass. Aproveitará dele, ainda, as portas laterais dianteiras, o para-brisa e as colunas A e B.
Só que será mais comprido, obviamente, porque terá uma distância entre eixos maior e balanço traseiro estendido. Assim, conseguirá comportar a terceira fileira de assentos. Por conta disso, suas portas laterais traseiras e todo o balanço traseiro serão exclusivos.
O teto também terá desenho próprio a partir da coluna B, com um prolongamento quase paralelo em relação ao solo, a fim de aumentar o espaço para a cabeça nos bancos de trás. Isso o ajudará a registrar uma altura superior à do Compass.
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2. Mecânica igual à do... Compass
A motorização e o conjunto de suspensões do 598 serão os mesmos do atual Compass. No primeiro quesito, de acordo com o grupo Stellantis, o modelo usará o propulsor 1.3 GSE turboflex nas versões de entrada, aliado a câmbio automático de seis marchas da Aisin, e o 2.0 MultiJet turbodiesel nas de topo, gerenciado pela caixa AT9 da ZF e com tração 4x4.
Assim como o Compass, o Jeep 598 a diesel também terá um tanque de ureia concentrada para reduzir as emissões de poluentes. Pelo som, o protótipo que flagramos era movido por esse trem de força a diesel.
Já a suspensão será formada por jogos independentes tipo McPherson nos dois eixos, assim como acontece com Compass e Renegade. A arquitetura traseira, aliás, ficou bem visível para nossos olhos durante o flagra, assim como os freios a disco nas quatro rodas.
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3. Faróis full-LED do... Compass
Outro predicado evidente do novo Jeep será o conjunto óptico dianteiro full-LED. Que, aliás, o motorista piscou para nossa reportagem em meio às fotos (ou porque queria exibir a tecnologia, ou porque estava bravo, não conseguimos entender ao certo...).
Seja qual tenha sido o motivo, o fato é que a frente do modelo será muito parecida com a do próprio Compass, de quem deve herdar, inclusive, o formato dos faróis. As mudanças no design do balanço frontal serão mínimas na grade e um pouco mais robustas no para-choque.
Diferentemente do irmão menor, o 598 deve ter apenas um tipo de para-choque, com ângulo de ataque mais generoso.
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4. Painel do... novo Compass
Ao mesmo tempo, o painel do 598 será o mesmo do novo Compass revelado na China e que será trazido ao Brasil, conforme a Mobiauto já contou. Isso inclui o volante, o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 10,25 polegadas estilo flutuante.
O que deve mudar são as cores e os tipos de revestimento usados nas diferentes faixas de acabamento do painel e das guarnições das portas, dando ao SUV de sete lugares um aspecto um pouco mais refinado que o do irmão.
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Jornalista Automotivo