Honda está desenvolvendo scooter com acelerador no pé
Usar os pés é comum em motos para acionar o freio traseiro e o câmbio sequencial, mas em scooters automáticas, eles ficam completamente sem função na pilotagem. Mas, se depender da Honda, isso pode mudar no futuro. A marca japonesa quer apostar numa solução de acelerador pelo pé para tirar pessoas de carros e trazer ao mundo das scooters.
De acordo com patentes da fabricante japonesa, divulgadas pelo site Ride Apart, a Honda está desenvolvimento um pedal para ser instalado onde se apoiam os pés em scooters para servir como um segundo acelerador. Segundo, porque o desenho da patente ainda mostra um acelerados na manopla direita do guidão, que é o usual em qualquer veículo de duas rodas.
Você também pode se interessar por:
- Yamaha terá novo câmbio automatizado em suas motos em breve
- Bajaj inaugura fábrica no Brasil e anuncia nova moto de 250 cc
- Dominar 400 e R 350 são as mais potentes abaixo de R$ 30 mil. Qual é melhor?
- Honda quer motos que inclinam e freiam sozinhas por segurança
Especula-se que a solução serviria para tornar a experiência de pilotar uma moto mais amigável para consumidores acostumados apenas a dirigirem carros automáticos. Um benefício adicional disso, considerando que o acelerador na mão continuará sendo uma opção no modelo em que a tecnologia surgir (caso ela seja de fato lançada), poderia ser o de descansar os punhos em trajetos maiores. Mas é verdade que, para atingir este objetivo, seria mais convencional adotar a solução de um piloto automático.
A Honda não se manifestou oficialmente sobre o pedal de acelerador de scooter, portanto não se sabe se a solução realmente será adotada no futuro em algum modelo da marca. De qualquer maneira, é vale registrar mais uma inovação um tanto controversa que a fabricante parece estar desenvolvendo, em conjunto com outras soluções de segurança que já noticiamos aqui na Mobiauto.