Flagra: VW Saveiro com motor renovado está pronta para encarar a Strada

Protótipos avistados pela Mobiauto fazem testes finais da picape com o motor 1.6 MSI, com câmbio manual ou automático. Entenda o que muda
LF
Por
17.01.2022 às 17:49
Protótipos avistados pela Mobiauto fazem testes finais da picape com o motor 1.6 MSI, com câmbio manual ou automático. Entenda o que muda

A Volkswagen Saveiro passará por mudanças pequenas, mas importantes na linha 2023, a fim de sobreviver por mais alguns anos no mercado brasileiro. Afinal, será só entre 2024 e 26 que a picape compacta derivada do Gol ganhará uma nova geração no país, dentro de um plano de investimentos de R$ 7 bilhões.

Enquanto o projeto VW247, revelado em primeira mão pela Mobiauto em julho do ano passado, e que gerará a sucessora do utilitário, vem sendo tirado da gaveta e desenvolvido pela fabricante, será preciso manter a Saveiro atual o mais atualizada possível, com novos equipamentos e motorização adaptada ao exigente Proconve L7.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Há seis meses, avisamos que a Saveiro ganharia um tapinha no visual e na lista de itens de série, além de adotar o motor 1.6 MSI EA211 16V em toda a gama, substituindo o veterano 1.6 EA111 8V nas versões mais básicas. 

Protótipos avistados pela Mobiauto fazem testes finais da picape com o motor 1.6 MSI, com câmbio manual ou automático. Entenda o que muda

Agora, o repórter da Mobiauto Renan Bandeira flagrou protótipos da picapinha renovada em testes perto da fábrica da marca em Taubaté (SP). Vale observar, porém, que sua produção acontece não lá, mas sim em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Os protótipos carregavam o visual da versão de topo, Cross, sem nenhum tipo de camuflagem ou alteração visual. Segundo nossas apurações, todas as versões devem adotar um estilo mais padronizado, robusto e aventureiro, similar justamente ao dessa configuração. Em especial, porque o motor MSI demanda tomadas de ar maiores para melhorar a refrigeração.

Leia também: Flagra: VW Polo 2023 sai da toca com frente nova e traseira antiga

Ainda há chances, inclusive, de a Saveiro 2023 trazer novidades estéticas em componentes como divisórias das entradas de ar frontais, para-choques e inclusão de LEDs nos conjuntos de iluminação dianteiro e traseiro (faróis e lanternas).

Inicialmente, a opção Cross deixaria a gama, sendo substituída por uma nova versão de topo chamada Highline. Entretanto, informações mais recentes apontam que a opção aventureira pode ser mantida junto das versões Robust, Trendline e Highline.

A Saveiro 2023 continuará sendo vendida nas variantes cabine simples (dois passageiros) e cabine dupla (cinco lugares), sempre com duas portas. Ou seja, ainda não será desta vez que ela terá portas traseiras para encarar de fato a Fiat Strada.

Protótipos avistados pela Mobiauto fazem testes finais da picape com o motor 1.6 MSI, com câmbio manual ou automático. Entenda o que muda

Leia também: Dez picapes que querem embrutecer as ruas brasileiras em 2022

O motor, como dissemos, será sempre o 1.6 16V MSI flex, naturalmente aspirado, de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm (G/E). Tanto ele quanto os sistemas de alimentação e escape vêm sendo adaptados à sétima faze do Proconve (daí a existência de protótipos em teste), o que significa que podemos ter pequenas alterações nos dados de potência e torque.

A grande surpresa é que a VW estuda utilizá-lo não apenas com o já conhecido câmbio manual de cinco marchas de fabricação própria, mas também com a caixa automática de seis velocidades da Aisin, em versões de topo que viriam para brigar com as recém-lançadas Fiat Strada Volcano e Ranch 1.3 CVT.

Na parte de equipamentos, a Saveiro 2023 deve receber novos itens de série, incluindo uma central multimídia atualizada com Android Auto e Apple CarPlay (ainda não está certo se será a VW Play). Inicialmente, sua chegada estava prevista para o começo do segundo trimestre.

Com a decisão do governo de permitir que veículos produzidos até o fim do ano passado, sob as regras do Proconve L6, mas que seguem inacabados nos pátios das fabricantes devido à falta de matérias-primas, tenham sua montagem finalizada até março, com faturamento até junho, é possível que o lançamento fique para a segunda metade do ano.

Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto

Você pode também se interessar por:

Os 10 lançamentos de carro mais importantes de 2022
Exclusivo: novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo
VW Polo Track é enfim revelado ao mundo e chegará em 2023
Três jeitinhos brasileiros para pagar mais barato num carro novo


Comentários