Exclusivo: novo Honda City sedan nas ruas do Brasil só em 2022

Modelo será apresentado ainda este ano no país, mas vendas começam só depois da virada. Derivação hatch chega poucos meses depois para matar o Fit
LF
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31.08.2021 às 08:00
Modelo será apresentado ainda este ano no país, mas vendas começam só depois da virada. Derivação hatch chega poucos meses depois para matar o Fit

A Honda está em iminência de promover uma revolução importante em sua gama de produtos no Brasil, conforme já contamos neste artigo. O pontapé inicial será dado pela nova geração do City sedan, que estreará no país uma renovada plataforma para veículos compactos da marca na fábrica de Itirapina (SP).

A partir dessa base (chamada apenas de “Honda Small Car Platform”) chegarão ainda o inédito City hatch e a segunda geração do HR-V. Sobre o City hatch, aliás, a Mobiauto foi o primeiro site automotivo no país a descobrir que ele seria um substituto integral do monovolume Fit, que por sua vez está fadado à aposentaria em nosso mercado.

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Tudo levava a crer que o novo City sedan chegaria às ruas brasileiras ainda este ano, enquanto o hatch seria deixado para o primeiro trimestre de 2022. Porém, de acordo com nossas mais recentes apurações, os dois irmãos só estarão nas lojas da marca, de fato, no próximo ano. A crise dos semicondutores adiou o início da produção em série do três-volumes.

No caso dele, até haverá uma apresentação prévia ao público no último trimestre de 2021, possivelmente em outubro. É provável, ainda, que haja um programa de pré-venda já voltado à entrega das primeiras unidades.

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Porém, a chegada efetiva às concessionárias não acontecerá antes de janeiro de 22, pois é para o início do ano que a fabricante estabeleceu o SOP ("start of production", na sigla em inglês) do modelo. Até dezembro, ela continuará produzindo o City atual, seguindo a data-limite antes da adoção do Proconve L7.

Já o City hatch chegará aos showrooms em março. Até lá, o Fit já terá tido sua produção encerrada igualmente em dezembro, mas a Honda trabalhará com o estoque remanescente até o prazo máximo de faturamento de veículos em não conformidade com as novas regras de emissão, justamente o terceiro mês do próximo ano.

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Segundo o colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, tanto o novo City sedan quanto o hatch trarão sob o cofre um motor 1.5 flex quatro-cilindros 16V naturalmente aspirado com injeção direta de combustível, derivado do bloco BS6 que equipa a linha Touring de HR-V e Civic, porém sem turbo. A potência deve ficar na casa de 130 cv.

O câmbio, para ambas as carrocerias, será sempre CVT com simulação de marchas. Já o visual, o padrão de acabamento e os equipamentos seguiriam praticamente à risca o que já é visto nos novos City hatch e sedan vendidos na Tailândia.

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Isso significa um design externo até arrojado, com faróis e lanternas de LED, grade proeminente e, no caso do dois-volumes, traseira que remete à atual linha de hatches e SUVs compactos da Mercedes-Benz, como o novo GLA.

Já o painel traz elementos bem mais conservadores, incluindo um quadro de instrumentos predominantemente analógico. No City hatch, ganharão destaque os bancos com sistema Ultra Seat, que preveem o rebatimento modular inteligente de todas as posições de passageiro, incluindo o dianteiro.

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A boa notícia é que a nova família City deverá vir dotada de assistências semiautônomas de condução do pacote Honda Sensing, incluindo câmeras de auxílio a ponto cego, frenagem autônoma emergencial e alerta de permanência em faixa.

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Em dimensões, os dois irmãos possuem 1.748 mm de largura, 2.600 mm de entre-eixos e 1.489 mm de altura na Ásia, mas o sedan é mais de 20 cm mais comprido: 4.549 mm ante 4.345 mm. Apenas a altura poderia ser alterada no Brasil, de acordo com a calibração do conjunto de suspensões.

Os preços da nova família devem ficar entre R$ 80.000 e R$ 120.000. No vídeo abaixo, publicado há alguns meses, explicamos melhor por que a Honda vai substituir o Fit pelo City hatch no Brasil. Assista:

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