Chevrolet Cruze sai de linha e encerra legado da Opel no Brasil
O Chevrolet Cruze teve a produção na Argentina encerrada em dezembro de 2023, mas ainda figurava no configurador de veículos do site oficial da marca. Com o fim dos estoques das concessionárias, o sedan e o hatchback Sport6 saíram definitivamente de linha após 13 anos de história no mercado brasileiro.
Desde 2020, o Cruze vinha sendo fabricado apenas na Argentina, uma vez que o modelo deixou de ser produzido na China e nos Estados Unidos, em 2019, para viabilizar o plano da GM de priorizar modelos de maior apelo mercadológico, como picapes e SUVs.
Você também pode se interessar por
- 10 sedans compactos por até R$ 50 mil
- 5 sedans até R$ 60.000 que são ótimos para fazer Uber
- Avaliação: VW Virtus Comfortline é o melhor sedan compacto do Brasil?
- Chevrolet desiste de hatches e sedans para focar em SUVs e picapes
O fim da produção do Cruze na Argentina foi definido há cerca de um ano. A GM passou a fabricar o Tracker no país vizinho para complementar a produção de São Caetano do Sul (SP).
O Chevrolet Cruze foi lançado no Brasil em 2011 com a ousada missão de substituir o consagrado Vectra. Desenvolvida em parceria com a sul-coreana Daewoo, a primeira geração foi fabricada em São Caetano do Sul para brigar no então disputado segmento de sedans médios, categoria que dava as cartas no mercado antes da ofensiva dos SUVs. Honda Civic, Toyota Corolla, Nissan Sentra, Renault Fluence e Volkswagen Jetta eram os principais rivais do Cruze.
O hatch médio Cruze Sport6 estreou no mesmo ano, mirando os potenciais compradores de Volkswagen Golf, Hyundai i30 e Ford Focus Hatch.
As duas configurações eram equipadas com o motor Ecotec 1.8 flex aspirado de 144 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, conectado a um câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
A segunda e última geração chegou em 2016, quando passou a ser importada da Argentina. O Cruze fabricado no país vizinho deu um salto de qualidade ao adotar a moderna plataforma compartilhada com o Opel Astra europeu. O motor Ecotec 1.4 turbo produzido no México gera 153 cv e 24,5 kgfm, sempre combinado à transmissão automática de seis velocidades. Esse propulsor melhorou consideravelmente o desempenho e, principalmente, o consumo do Cruze, um dos pontos mais criticados da primeira geração.
Em 2023, seu último ano cheio de vendas, o Chevrolet Cruze sedan registrou apenas 1.278 emplacamentos. O hatch Sport6 teve discretas 432 unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
Este ano, os carros que restavam nos estoques das concessionárias somaram 922 emplacamentos no período de janeiro a julho: 745 do sedan e 177 do hatch.