O SUV Captur captura sua atenção?

Renault Captur: um SUV francês cheio de peculiaridades.
Mayara Sauer
Por
01.11.2019 às 18:22 • Atualizado em 11.11.2019
Renault Captur: um SUV francês cheio de peculiaridades.

 Julgar o Renault Captur como bonito ou feio, abriria uma discussão sem fim, pois gosto não se discute. Ainda mais de carro. O fato é que o SUV ganhou prêmios que provam a relevância do modelo no quesito design automotivo. Foi vencedor da categoria “Melhor Design” do Americar 2018, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carro. O desenho do carro é assinado pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com a Renault Design América Latina. 

Com a mesma plataforma do Duster, no visual também se destaca pela pintura biton (duas tonalidades), pois há a possibilidade de ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo. Os faróis são halógenos, mas as luzes diurnas no para-choque são de LED e no formato em “C”.  O SUV tem 21 cm de altura de vão livre, está na média, comparado aos concorrentes. 

As rodas são de liga leve aro 17 polegadas, diamantadas e possuem um formato mais arredondado, combinando com o design do carro. Em baixo na lateral possui um filete cromado. Na traseira, as lanternas são em LED. A chave do Renault Captur é de presença e tem um formato que parece um cartão, permitindo ser guardada no bolso de forma discreta.

Versões

A linha 2019 do modelo oferece 6 versões, com duas opções de motor e três opções de transmissão. A versão avaliada foi a intermediária, Intense 1.6 CVT.

Zen 1.6 manual – R$ 79.190
Zen 1.6 CVT Xtronic – R$ 91.390
Intense 1.6 CVT Xtronic – R$ 93.990
Intense 2.0 Automático – R$ 94.990
Bose ® 1.6 CVT Xtronic – R$ 95.990
Bose ® 2.0 Automático – R$ 96.990 

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Espaço e conforto 

O espaço interno é amplo. O SUV tem 2,67 metros de entre eixos. É maior que vários concorrentes da categoria como Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Honda HRV e Ford Ecosport. Dois ocupantes seguem viagem de forma confortável. Porém, quando vão três passageiros no banco traseiro, o do meio pode se incomodar com túnel central, que além de alto, vem com um suporte de plástico com porta-copos que impossibilita o apoio dos pés. 

O acabamento no interior não há requintes, é praticamente todo no plástico duro. Possui algumas partes em black piano na lateral da porta, na moldura do multimídia e da alavanca de câmbio. Os bancos são confortáveis, revestidos por tecido e trazem detalhes na costura que contrastam com a cor cinza do revestimento. A direção tem ajuste manual de altura, mas não tem de profundidade, e a base dela é um pouco achatada.

O porta-malas tem 437 litros de capacidade. Supera o volume do Nissan Kicks e do Hyundai Creta. Conta ainda com compartimentos nas laterais, um de cada lado, com ferramentas para alguma emergência mecânica. Uma peculiaridade desse carro é o estepe, que não fica guardado no porta-malas, fica embaixo do carro. 

Conectividade

De conectividade, vem com a central multimídia Media Nav 7, que não possui compatibilidade com Apple Car Play nem Android Auto, mas tem conexão Bluetooth. A tela é de 7 polegadas e sensível ao toque. Já no quadro de instrumentos, o conta giros é analógico e a velocidade é digital. 

Alguns comandos estão em locais diferentes do que se encontra na maioria dos carros. Por exemplo, os comandos de som, volume e botão para atender ligação, que normalmente ficam na frente do volante, no Renault Captur, estão em uma alavanca atrás do volante; e para passar as faixas de música, o botão é mais escondido ainda, fica atrás dessa alavanca.

Desempenho 

A versão testada motor tem motor flex 1.6, desenvolve potência máxima de 120 cavalos e 16,2 kgfm de torque máximo. Na parte de performance, segundo a Renault, o Captur faz de 0 a 100km/h em 14,4 segundos. Comparado aos rivais não é considerado tão esperto. O Nissan Kicks, por exemplo faz em 11,9 segundos. 

A transmissão é CVT Xtronic de 6 velocidades. O CVT simula as trocas de marcha, já que não há engrenagens e sim polias. Não vem com aletas atrás do volante. Para fazer a troca manual, somente na alavanca no console central. Um ponto de atenção, pois a maioria dos concorrentes do segmento SUV como HRV, T-Cross, já vem aletas. A direção é elétrica hidráulica, comparado aos concorrentes da categoria, está um passo a trás, pois já vêm com direção elétrica.

O Renaut Captur  vem com a opção do modo ECO, que vai priorizar a economia de combustível. O motorista é sinalizado no painel de instrumentos como está o carro está consumindo o combustível. A faixa verde indica o combustível está sendo usado de forma eficiente. Porém, quando fica amarelo significa um consumo acima do necessário. O botão para ativar o modo ECO e o de limitador de velocidade estão localizados no console central, em baixo da alavanca do freio de mão. Um local incomum, em que o acesso não é tão prático.

Consumo

Sobre autonomia, o SUV francês com gasolina faz na cidade 10,5 km/l e na estrada, 11,7 km/l. Com álcool, faz na cidade 7,3 km/l e na estrada, 8,1 km/l. Recebeu nota C pelo Inmetro tanto na classificação geral, quanto na classificação por categoria. Já o Nissan Kicks apresenta melhores melhores números em relação à autonomia, pois com gasolina, faz na cidade 11,4 km/l e na estrada, 13,7 km/l; com etanol, faz na cidade 7,7 km/l e na estrada, 9,4 km/l. O Kicks recebe do Inmetro nota C na classificação por categoria e B na geral. 

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Segurança

O SUV conta com 4 airbags, 2 frontais e 2 laterais.  O banco traseiro possui apoio de cabeça e cinto de três pontos para os três passageiros. O cinto do meio fica com a ponta grudada em um ímã no teto, ficando simples de armar. No Latin NCap recebeu 4 estrelas no teste de colisão com adultos e 3 estrelas no teste com crianças. O Renault Captur tem ainda outros recursos que garantem uma condução mais segura como o assistente de partida em rampa que mantém o carro parado por 2 segundos em ladeiras e controle de estabilidade e tração que ajuda manter o carro na trajetória.

Compraria?

O Renault Captur possui uma boa relação de custo benefício, mas fica devendo em alguns equipamentos, comparado aos rivais da categoria. As peculiaridades da marca francesa podem causar estranhamento a alguns consumidores.  Talvez ter que se acostumar com essas diferenças seja compatível ao preço mais em conta do modelo. 

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