Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil
Quais são as picapes mais econômicas? Esta pergunta passa pela cabeça de todo consumidor que quer comprar uma e sabe que vai precisar esvaziar o bolso mais vezes ao mês para manter o tanque cheio. Afinal, picape é uma categoria de veículo que por ser mais pesado e precisar de um motor mais potente a economia de combustível não é das melhores. Pensando nisso, respondemos a questão acima por seguimento de picape compacta com cabine simples e dupla, picape média flex e a diesel e todas ano 2019. Agora quem precisa de uma para trabalho ou lazer não precisa desanimar, pois, há uma forma de economizar, basta escolher o modelo com a maior autonomia entre elas.
Picape mais econômica compacta com cabine simples
Chevrolet Montana SL1 1.4 Manual
Valor: R$ 54.290
Autonomia etanol: 7,7 km/l cidade e 9,0 km/l estrada
Autonomia gasolina: 11,4 km/l cidade e 13,2 km/estrada
A Chevrolet Montana apesar de ser a mais econômica da categoria, tem alguns pontos negativos que acabam por torná-la menos atraente para o consumidor. O primeiro deles é o visual, falta robustez e expressividade, deixando a picape sem qualquer apelo de um carro para lazer. Em 2003 quando foi lançada, tinha um visual até a frente do seu tempo, mas não foi se modernizando com o passar dos anos, o que a tornou um esteticamente desinteressante. Outro ponto crítico da picape é o motor de 99 cavalos e 13 kgfm de torque que oferece um desempenho mediano. Já o valor é um dos mais atrativos da categoria que casado com a autonomia um pouco acima da média, faz do modelo uma opção cogitável.
Picape mais econômica compacta com cabine dupla
Fiat Strada Freedom 1.4 Manual
Valor: R$ 76.990
Autonomia etanol: 7,4 km/l cidade e 8,5 km/l estrada
Autonomia gasolina: 10,8 km/l cidade e 12,3 km/l estrada
A Fiat Strada além de ser a picape mais vendida do Brasil em 2018 e se manter firme no seu lugar, é a mais econômica da categoria de picape compacta com cabine dupla e também tem opções com cabine simples e estendida com uma boa autonomia, como a versão Working comercializada a partir de R$ 52.990. O visual é agradável, arrojado e conta com uma dose de agressividade.
Porém, como qualquer carro, a Strada tem algumas características negativas, a começar pelo motor 1.4 que é fraco para uma picape. Os 86 cavalos e 12,5 kgfm de torque não oferece a potência esperada para um veículo de uso comercial que tem como principal função transportar carga na sua caçamba de 650 litros. A segurança também é um fator que decepciona, no teste do Latin NCAP, a Strada conquistou apenas 1 estrela de 5 na categoria adulto e 3 na infantil.
Avaliação Fiat Strada Adventure, a picape de 3 portas
Picape mais econômica média com motor flex
Fiat Toro Endurance / Freedom 1.8 automática
Valor Endurance: R$ 98.990
Valor Freedom: R$ 109.990
Autonomia etanol: 6,4 km/l cidade e 7,8 km/l estrada
Autonomia gasolina: 9,5 km/l cidade e 11,2 km/l estrada
A Fiat Toro tem dimensões muito especificas, o que a coloca entre as picapes compactas e médias, mas como é necessário enquadrá-la em uma categoria, o lugar mais apropriado para ela é com as picapes médias. A grande aposta de marca italiana tem se destacado positivamente em vários aspectos, um deles é na economia de combustível, além de ser a que tem a melhor autonomia mesmo sendo automática, é a única picape flex que conquistou nota “A’ na Classificação PBE Relativa da Categoria. Além disso, a Toro tem um visual capaz de conquistar até os que nunca pensaram em ter uma picape. A segurança não é 5 estrelas, mas é 4.
Por outro lado, o motor 1.8 de 139 cavalos e 19,3 kgfm de torque tem um bom desempenho, mas uma picape deste porte pede um motor mais potente, as versões com motorização 2.0 a diesel apresentam uma performance muito melhor, mas como é de se esperar são menos econômicas.
Leia também: Avaliação Fiat Toro, a picape que é mais do shopping do que da terra
Picape mais econômica média com motor a diesel
Mitsubishi L200 Triton Sport GLX 2.4 Manual
Valor: R$ 137.990
Autonomia diesel: 10,1 km/l cidade e 13,2 km/l estrada
A picape da fabricante japonesa Mitsubishi, mesmo com um poderoso motor de 190 cavalos e 43,9 kgfm de torque apresenta uma autonomia melhor que outros carros a diesel até menos potentes. Além de ter um bom desempenho e uma boa autonomia, a L200 Triton ainda tem um design impactante. O defeito fica por conta dos itens de série, que são poucos para o valor que a picape é comercializada, a versão GLX, por exemplo, não tem sequer central multimídia.
Confira ofertas de picapes aqui
*Imagens meramente ilustrativas
Talvez você também se interesse:
Avaliação Fiat Toro, a picape que é mais do shopping do que da terra
Avaliação Fiat Strada Adventure, a picape de 3 portas
Confira ofertas da Fiat Toro
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Ficha técnicas de todas as versões da Fiat Toro
Camila Torres
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.
Comentários
Outras notícias
- Curiosidades
5 itens bizarros de carros que são vendidos no Brasil atualmente
- Curiosidades
Nissan Frontier 2019 fica cinco anos mais nova por apenas R$ 9.000
- Curiosidades
Encher o tanque de um avião A320 custa o mesmo que um Renault Kardian
- Curiosidades
Como é o Chevrolet Chevette 1977 que está à venda por mais de R$ 100 mil
- Curiosidades
Skoda Slavia é primo do VW Virtus e leva item que queríamos no nosso sedan
- Curiosidades
5 itens nos carros que mimam (até demais) os motoristas
- Curiosidades
Este VW Santana 2000 é 0km e custa o mesmo que um Toyota Corolla Cross
- Curiosidades
VW Fusca perde motor a ar e vira elétrico com preço de BYD Dolphin Mini
- Curiosidades
Fiat Titano chinesa tem versão motorhome original de fábrica