5 Diferenças entre SUV e crossover

Veja algumas diferenças claras entre SUVs e crossovers e alguns exemplos de cada categoria.
Camila Torres
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10.07.2020 às 18:33 • Atualizado em 12.08.2020
Veja algumas diferenças claras entre SUVs e crossovers e alguns exemplos de cada categoria.

SUV ou crossover? A maioria dos modelos chamados de SUV no Brasil e no mundo, na verdade são crossovers sem espaço para qualquer contestação. O visual mais parrudo acaba sendo um dos principais fatores para justificar essa distorção. Embora, pareça complexo para consumidores de autos que não conhecem tanto o Universo automotivo, as principais diferenças técnicas entre essas duas categorias acabam não deixando tanto espaço para dúvidas.

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Não são todos SUVs que possuem todas as características citadas abaixo, mas ele deve contemplar pelo menos a maioria delas. Muitos especialistas e entusiastas consideram SUV apenas modelos que possuem chassi e tração 4x4. Ter apenas esses dois fatores como critério seria uma injustiça com muitos veículos que são verdadeiros utilitários esportivos por sua performance off road, como por exemplo o Land Rover Discovery. Além de tornar a lista de SUVs muito mais enxuta. 

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5 Principais diferenças entre SUV e crossover

1. Estrutura

SUV: chassi rígido, chassi de longarinas ou plataforma de picape

Crossover: Monobloco 

2. Tração 

SUV: tração traseira ou 4x4 acoplada com caixas em reduzidas

Crossover: tração dianteira e difícil 4x4

3. Performance

SUV: motores com mais desempenho e força para encarar qualquer terreno off-road 

Crossover: motores mais econômicos para uso na cidade

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4. Carga 

SUV: grande capacidade para carga e reboque

Crossover: capacidade próxima de um sedan

5. Dirigibilidade

SUV: mais rígido e menos confortável 

Crossover: mais macio e confortável 

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5 exemplos de SUV 

1: Chevrolet Trailblazer: oferecido em versão única e sob o tradicional chassi de longarina, o Trailblazer tem as principais características técnicas de um SUV. O conjunto mecânico é composto por um motor 2.8 a diesel de 200 cavalos e 50,9 kgfm de torque, câmbio automático de seis velocidades, tração 4x4 com seletor eletrônico de tração 4x2, 4x4 High/Low. A capacidade do porta-malas pode variar de 235 litros (7 lugares), ou 554 litros com a terceira fileira de bancos rebatida. 

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2. Jeep Wrangler: mais um modelo tem as principais características de um SUV. O Wrangler é vendido em três versões. Todas com mesmo conjunto mecânico: motor 2.0 Turbo a gasolina de 272 cavalos e 40,7 kgfm de torque, transmissão automática de seis velocidades e tração 4x4. A estrutura é sob chassi. 

3. Land Rover Discovery: motor 3.0 a diesel de 258 cvs e 61,1 kgfm de torque, transmissão automática e tração integral permanente. A capacidade do porta-malas é de nada mais, nada menos que 1.137 litros. Mas a estrutura dessa última geração não é mais sob chassi e sim monobloco. Mesmo assim pode ser considerado um SUV, já que atende a maioria dos principais requisitos de um modelo dessa categoria. 

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4. Mitsubishi Pajero Sport: mais um dos poucos SUVs vendidos no Brasil com a estrutura de chassi de longarinas, compartilhado de uma picape, que neste caso é a L200 Triton. O motor 2.4 de 190 cvs e 43,9 kgfm de torque usado nas duas versões do Pajero Sport também é o mesmo usado na picape. A transmissão é automática e a tração 4x4 com opção de reduzida. E para completar e fazer o jus ao título de SUV, o porta-malas tem capacidade de 615 litros. 

5. Toyota SW4: Derivado da picape Hilux, o SW4 também conta com estrutura sob chassi. O SUV tem quatro versões, todas automáticas e duas opções de motorização: 2.7 (163 cvs e 25 kgfm) e 2.8 Turbo (177 cvs e 45,9 kgfm de torque). As duas versões mais caras do modelo contam com tração 4x4 com reduzida. 

5 Exemplos de crossovers

1. Chevrolet Tracker: o crossover mais econômico vendido no Brasil, não tem opção de tração 4x4. Baseado na estrutura do irmão Onix, o Tracker é vendido em cinco versões. A topo de linha ‘1.2 Turbo Premier Automática’, entrega 132 cavalos e 19,3 kgfm de torque. A capacidade do porta-malas é de apenas 393 litros. 

2. Ford Ecosport: o modelo foi apresentado ao mercado brasileiro em 2002. Derivado do hatch Fiesta, esse crossover tem sete versões, sendo seis com motor 1.5 e a topo de linha com motor 2.0. Há opção de câmbio manual ou automático. No passado, o modelo até chegou a oferecer tração 4x4, mas atualmente não conta mais com essa opção. Mas vale lembrar que o EcoSport nunca foi um automóvel para aventuras na terra. 

3. Hyundai Creta: a Hyundai mostrou que entendeu o que o consumidor de autos estava buscando quando lançou o Creta com visual inspirado em SUV, mas totalmente voltado para o uso na cidade. Não à toa é dos crossovers queridinhos do brasileiro. O modelo conta com versões com motor 1.6 e 2.0, câmbio manual ou automático. 

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4. Nissan Kicks: lançado em 2016, como carro oficial dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Nissan Kicks é mais um crossover com carinha de SUV. O modelo é vendido em seis versões todas com motor 1.6 de 114 cavalos e 15,5 kgfm de toque, e câmbio CVT. 

5. Volkswagen Nivus: apesar da Volkswagen lançar o Nivus como um “SUV cupê”, o modelo é mais um crossover no mercado. Com a plataforma do Polo, o novo lançamento da marca alemã é ofertado em duas versões com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.0 Turbo 200 TSI de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque. 

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