Comparativo Kwid x Mobi

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

25 de Julho de 2019 às 18:01

·

Atualizado há um ano

Comparativo Kwid x Mobi

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

25 de Julho de 2019 às 18:01

·

Atualizado há um ano

Estes 2 modelos já vêm se enfrentando há algum tempo. O embate é entre 2 versões de entrada: Renault Kwid Life e Fiat Mobi Easy. Ambos com motor 1.0, têm potência e consumo parecidos. São modelos atraentes pelo preço, mas não contam com alguns itens quase que indispensáveis, como ar condicionado, computador de bordo e central multimídia. Confira as características de cada um e veja qual atende melhor suas necessidades. 

Versões Renault Kwid 2019/2020

Life 1.0 SCe: R$ 33.290

Zen 1.0 SCe: R$ 38.790

Intense 1.0 SCe: R$ 41.890

Outsider 1.0 SCe: R$ 43.990

Versões Fiat Mobi 2020

Easy 1.0: R$ 32.990

Easy Comfort 1.0: R$ 37.690

Like 1.0: R$ 41.290

Way 1.0: R$ 42.690

Drive 1.0: R$ 45.190

Drive 1.0 GSR: R$ 47.590

Design

 Renault Kwid

É pequeno, mas tem seu impacto. O modelo é descolado e tem traços característicos de um SUV. Os retrovisores e maçanetas tem pintura em preto. O utilitário esportivo compacto da Renault está disponível nas pinturas em branco (cor inclusa no valor acima). E em marfim, laranja, vermelho, prata e preto por R$1.450. 

Fiat Mobi

O Mobi tem seu charme. Por ser pequeno, qualquer traço ou vinco fica mais expressivo no modelo, dando a personalizada necessária para fixar o design na memória. As maçanetas e retrovisores externos são na cor preta. Se o comprador optar pelo carro em outra pintura, não terá os acessórios na mesma tonalidade do veículo, além de ter que gastar um pouco mais, pois a pintura inclusa na versão ‘Easy’ é a preta. As tonalidades branco e vermelho custam R$ 500, prata e cinza R$ 1.800 e cores personalizadas R$ 2.100.

Conforto e espaço

Kwid: O banco do motorista e o volante não possuem ajuste de altura. A posição por ser mais elevada pode ser desconfortável para pessoas mais altas, com mais de 1.85. Mas é muito agradável para pessoas com alturas menores. A impressão que o carro passa visto externamente é que deve faltar espaço interno. Mas não. O carro acomoda confortavelmente 5 pessoas, sem espaço de sobra, mas sem deixar passageiros traseiros com as pernas apertadas também. O porta-malas é de 290 litros, capacidade de hatch. Mas é válido lembrar que o Renagade, modelo de uma categoria muito superior já contou com apenas 280 litros. Os bancos traseiros rebatíveis ajudam a resolver o problema de falta de espaço do Kwid, desde que a viagem seja a dois. 

Mobi: Também não possui ajuste de altura no banco do motorista, porém não gera um incomodo para pessoas mais altas, pois o assento não fica tão alto como o do Kwid. Porém, pode gerar desconforto para pessoas mais baixas. O carro também não é o mais apropriado para pessoas com mais de 1.85, a cabeça do ocupante fica muito próxima do teto. Ou seja, é um modelo para pessoas de altura medianas. Quanto ao porta-malas, o sub compacto oferece apenas 235 litros de capacidade para as bagagens, mas pelo menos conta com o rebatimento dos bancos traseiros. 

Dirigibilidade, potência e consumo

O Kwid Life tem câmbio manual de 5 velocidades, indicador de troca de marcha e de estilo de condução. As mudanças de marchas é precisa, mas falta suavidade. A suspensão oferece boa estabilidade ao carro. Outro ponto positivo é que mesmo sendo uma miniatura de SUV, encara sem muitas dificuldade pisos irregulares, buracos, lombadas e entradas de garagem. 

O motor 1.0 do SUV da Renault tem 70 cavalos e 10 kgfm de torque, não dá para esperar muito, mas pelo menos o carro não anda se arrastando. Em vias urbanas responde bem. Analisando potência e consumo, o resultado é satisfatório, afinal é um dos carros populares mais econômicos. A autonomia com etanol é de 10,3 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada, com gasolina passa para 14,9 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada.

O Mobi Easy vem com transmissão manual de 5 marchas. O ponto forte da dirigibilidade do modelo é a suspensão firme, que oferece boa estabilidade até em curvas. O ponto fraco é que deixa a desejar quando se exige um pouco mais de potência. Em velocidade permitidas na maior parte da cidade responde bem, mas exige mais pé no acelerador para reagir. É um bom amigo no trânsito, ágil em manobras e ótimo para estacionar até para quem tem grandes dificuldades. 

O motor 1.0 tem 75 cavalos e 9,9 kgfm de torque oferece um bom desempenho em meios urbanos, para longas viagens precisaria de um pouco mais de potência. No rendimento perde para o Kwid. O consumo do sub compacto da Fiat com etanol é de 9,2 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, com gasolina é de 13,5 km/litro na cidade e 15,2 km/litro na estrada.

Segurança

Kwid: O carro mais barato da Renault conquistou 3 estrelas de 5 no Latin NCAP. O modelo conta com 2 airbags frontais e 2 laterais, 2 isofix e alerta sonoro e visual do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro. Porém, o ocupante do meio não tem cinto de segurança de 3 pontos, apenas subabdominal. 

Mobi: O modelo apenas com os 2 airbags frontais e assim como o Kwid não conta com cinto de 3 pontos no assento central traseiro. Dentre os outros principais itens de segurança, estão inclusos: sinalização de frenagem de emergência e os obrigatórios freios ABS. 

Qual Comprar? 

O Kwid ganha no desempenho e consumo, oferece mais segurança e espaço, tanto para os passageiros como para as malas, além de ser o SUV mais barato do Brasil. O Mobi custa apenas R$ 300 a menos que o Kwid. A escolha não é difícil, um utilitário esportivo compacto com valor de venda e consumo menor do que muito hatch ou um sub compacto charmoso e fácil de manobrar? 


Talvez você também se interesse:

Avaliação Renault Kwid Life, SUV mais barato do Brasil
Comparativo Onix x HB20 – Carros mais vendidos do Brasil
6 Carros 2019 de até 50 mil – Hatch
6 SUVs novos de até 70 mil

Comentários

Outras notícias

Notícias de Comparativo que possam te interessar

Comparativo

Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?

Volkswagen T-Cross larga na frente no desempenho, mas Chevrolet Tracker leva vantagem no consumo.

Comparativo

10 Itens que o Chevrolet Onix tem e o Kia Rio não

Novo Chevrolet Onix ou o recém-lançado Kia Rio? Dez itens para tirar qualquer dúvida.

Comparativo

Comparativo: Toyota Corolla ou Honda Civic 2020?

O embate clássico de sedans está formado. Confira o compartivo Toyota Corolla ou Honda Civic 2020.

Comparativo

5 SUVs automáticos usados de até 50 mil

Na lista 5 SUVs automáticos usados de até 50 mil você pode comparar desempenho, consumo, espaço e principais itens de série para saber qual o melhor modelo.

Outras notícias

Notícias de Comparativo que possam te interessar

Comparativo

Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?

Volkswagen T-Cross larga na frente no desempenho, mas Chevrolet Tracker leva vantagem no consumo.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.