Comparativo Ford EcoSport x Jeep Renegade

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

22 de Julho de 2019 às 14:39

·

Atualizado há um ano

Comparativo Ford EcoSport x Jeep Renegade

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

22 de Julho de 2019 às 14:39

·

Atualizado há um ano

O embate é entre o Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT de R$ 93.290 e o Jeep Renegade Sport 1.8 AT de R$ 85.990. As 2 versões são as mais vendidas de seus SUVs. O EcoSport é o 6º utilitário esportivo compacto mais vendido no 1º semestre deste ano com 15.433 emplacamentos, já o Renegade ocupa o topo do ranking, com 33.048 unidades emplacadas. Apesar do modelo da Jeep ter mais que o dobro de vendas, ao comparar os 2, a vitória é conquistada pelos mínimos detalhes, confira.

Versões e Valores

Ford EcoSport

SE 1.5 Manual: R$ 76.890
SE 1.5 Automático: R$ 82.890
FreeStyle 1.5 Manual: R$ 87.290
FreeStyle 1.5 Automático: R$ 93.290 (versão avaliada)
TITANIUM PLUS 1.5 Automático: R$ 100.890
Storm 2.0 4WD Automático: R$ 108.390

Jeep Renegade

Sport 1.8 Manual: R$ 79.990
Sport 1.8 Automático: R$ 85.990 (versão avaliada)
Longitude 1.8 Automático: R$ 99.990
Limited 1.8 Automático: R$ 105.990
Longitude 2.0 Turbo Diesel Automático: R$ 127.990
Trailhawk 2.0 Turbo Diesel Automático: R$ 139.990

Design

Ford EcoSport FreeStyle: O modelo tem um visual aventureiro urbanizado, com vincos de um SUV robusto, porém compacto. O aplique preto na coluna das portas, e os faróis com acabamento escurecido trazem modernidade. Esta versão tem as maçanetas externas na cor do veículo e rodas de liga-leve aro 16 melhorando ainda mais a estética do utilitário esportivo. 

Jeep Renegade Sport 1.8 AT: O design do modelo tem um grande apelo para estética dos jipes militares, com linhas quadradas, faróis redondos e sem muita traseira. De todos os SUVs disponíveis no mercado, o Renegade é um dos mais marcantes, justamente por não se assemelhar aos seus rivais. A grade frontal com 7 barras característica da Jeep traz ainda mais singularidade para o utilitário esportivo. A versão Sport conta com ganchos de fixação de carga, maçanetas, retrovisores externos em preto e rodas em liga aro 17. 

Leia também: Avaliação Hyundai Creta

Dimensões

No quesito espaço interno o Jeep Renegade sai na frente, com entre-eixos de 2570 mm e largura 1798 mm contra o entre-eixos de 2521 mm e a largura de 1765 mm do Ford EcoSport. Os milímetros a mais do SUV da Jeep tornam a viagem dos passageiros mais cômoda, os passageiros traseiros são os que mais sentem, pois ganham mais espaço entre um ocupante e outro e tem mais espaço livre para as pernas. Porém no porta-malas a vitória é do EcoSport com capacidade 356 litros, 36 litros maior que o do Renegade, o suficiente para caber mais uma mala no bagageiro, mesmo que seja das menores. 

O Jeep Renegade também ganha vantagem novamente com o ângulo entrada/ataque de 28º contra os 21º do Ford EcoSport em uma subida mais pronunciada e rampas de estacionamento é muito mais interessante ter um carro com ângulo de ataque maior. Já no ângulo de saída é basicamente o mesmo, o EcoSport tem 31,5º e o Renegade 30º. 

Ford EcoSport: 

Altura: 1693 mm
Comprimento: 4269 mm
Entre-eixos: 2521 mm
Largura: 1765 mm
Ângulo de entrada: 21,5º
Ângulo de saída: 31,5º
Porta-malas: 356 litros

Jeep Renegade:

Altura: 1658 mm
Comprimento: 4232 mm
Entre-eixos: 2570 mm
Largura: 1798 mm
Ângulo de entrada: 28º
Ângulo de saída: 31º
Porta-malas: 320 litros

Leia também: Avaliação do Jeep Renegade

 Desempenho:

Ford EcoSport: A versão FreeStyle conta com motor 1.5 de 3 cilindros com 137 cavalos e 16,2 kgfm de torque, chegando até 180 km/h e de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. O modelo conta com caixa de câmbio automática de 6 velocidades e tração dianteira, a tão desejada tração 4x4 ficou reservada apenas para a versão com motor 2.0.

Jeep Renegade: A versão Sport é equipada com motor E-torQ Evo 1.8 de 4 cilindros com 139 cavalos e 19,27 kgfm de torque, podendo atingir até 182 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos. O modelo também tem transmissão automática de 6 velocidades e tração dianteira, pois assim como o EcoSport só as versões 2.0 possuem tração 4x4. 

O desempenho dos 2 SUVs é muito próximo, principalmente quando se trata de potência. O motor 1.5 do EcoSport não deixa a desejar para o motor 1.8 do Renegade. Exceto no torque, os mais de 3 kgfm de torque do modelo da Jeep dão mais força ao carro nas ladeiras mais íngremes. Ao pisar no acelerador ambos não respondem de forma imediata e sim progressiva, você sente o veículo ganhando a velocidade desejada gradativamente. Ambos têm agilidade nas retomadas, o que os torna boas opções para rodar na cidade.

Confira ofertas do Ford EcoSport

Consumo:

Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Automático: O SUV com etanol faz 7,1 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina a autonomia passa para 10,3 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada. A versão recebeu nota ‘C’ Comparação Relativa da Categoria da Classificação PBE realizada pelo Inmetro.

Jeep Renegade Sport 1.8 Automático: A autonomia do modelo se abastecido com etanol é de 6,9 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina é de 10,0 km/litro na cidade e 12,0 km/litro na estrada. Na Comparação Relativa da Categoria da Classificação PBE a versão recebeu nota ‘D’. 

O EcoSport tem uma pequena vantagem em relação ao Renegade na economia de combustível. A diferença mais notável é a da autonomia com gasolina na estrada, já com etanol na estrada os números são os mesmos. Na cidade a diferença também é muito pequena com qualquer um dos combustíveis. 

Leia também: Avaliação Ford EcoSport

Segurança

Ford EcoSport: Quando o modelo foi avaliado pela última vez em 2013 pelo Latin NCAP, o SUV recebeu 5 estrelas de 5 no teste de adulto e 3 para criança. Esta versão conta com assistente de partida em rampas, controle automático em descidas e alarme antifurto. 

Jeep Renegade: A última avaliação do SUV feita pelo Latin NCAP foi em 2015, o carro conquistou 5 estrelas tanto no teste de segurança de adulto como no infantil. Dentre os principais itens de segurança da versão Sport AT estão: controle eletrônico anti capotamento, limitador de velocidade, Panic break assist (sistema que garante uma frenagem de emergência segura e eficiente) e sistema de monitoramento indireto dos pneus.

Os 2 utilitários esportivos têm alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem, controle eletrônico de estabilidade e tração, além dos obrigatórios freios com ABS, Isofix e airbags frontais. Apesar dos modelos serem seguros, o Renegade conta com alguns itens que o EcoSport não tem como controle eletrônico anti capotamento e o Panic break assist e ainda conquistou o máximo de estrelas no Latin NCAP. 

Confira ofertas do Jeep Renegade

 Qual comprar?

As 2 versões são as mais vendidas de seus modelos e mesmo que o Jeep Renegade tenha um número de vendas mais expressivo, ao comparar os 2 a disputa é acirrada. Ambos têm um desempenho muito próximo, o Renegade tem mais torque, o que  deixa a dirigibilidade melhor em retomadas e subidas, mas o EcoSport é mais econômico, mesmo que por uma diferença pequena. Quando se trata de segurança o SUV da Jeep também sai na frente, por alguns itens de série e nas estrelas conquistadas no Latin NCAP. Também há uma discrepância no valor, o EcoSport FreeStyle 1.5 AT custa R$ 93.290 e o Renegade Sport 1.8 Automático é comercializado por R$ 85.990. 

Em uma análise geral a vitória é declaradamente do Jeep Renegade. O que não quer dizer que EcoSport não é uma boa opção, pelo contrário, diante deste comparativo ele ainda é uma opção para se pensar e para os que tem uma inclinação pelo modelo, é interessante dar uma avaliada na versão EcoSport SE 1.5 AT de R$ 82.890, com alguns itens de série a menos, mas com um valor mais atraente para o bolso.

Talvez você também se interesse: 

Nissan Kicks e Hyndai Creta
10 SUVs 2019 de até 100 mil
6 SUVs novos de até 70 mil
4 SUVs 2019 de até 80 mil

Comentários

Outras notícias

Notícias de Comparativo que possam te interessar

Comparativo

Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?

Volkswagen T-Cross larga na frente no desempenho, mas Chevrolet Tracker leva vantagem no consumo.

Comparativo

10 Itens que o Chevrolet Onix tem e o Kia Rio não

Novo Chevrolet Onix ou o recém-lançado Kia Rio? Dez itens para tirar qualquer dúvida.

Comparativo

Comparativo: Toyota Corolla ou Honda Civic 2020?

O embate clássico de sedans está formado. Confira o compartivo Toyota Corolla ou Honda Civic 2020.

Comparativo

5 SUVs automáticos usados de até 50 mil

Na lista 5 SUVs automáticos usados de até 50 mil você pode comparar desempenho, consumo, espaço e principais itens de série para saber qual o melhor modelo.

Outras notícias

Notícias de Comparativo que possam te interessar

Comparativo

Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?

Volkswagen T-Cross larga na frente no desempenho, mas Chevrolet Tracker leva vantagem no consumo.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.