Avaliação: Volvo S60 tem luxo e consumo de dar inveja a um carro popular

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0
Camila Torres
Por
26.01.2021 às 10:00
S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

Nossa avaliação da vez é vom o potente Volvo S60 T8 Polestar Engineered Hybrid. O sedan médio da Volvo é desenvolvido pela Polestar, parceira da Volvo responsável pelos modelos da ‘divisão esportiva’ da marca e, principalmente, seus recentes modelos híbridos e elétricos. 

Em 2019, a Volvo apostou em uma nova geração do sedan médio, que se trata da terceira. O modelo, que já era aclamado pela crítica, ganhou ainda mais respeito com as novas tecnologias, o design esportivo e o motor híbrido. 

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O Volvo S60 T8 disputa mercado com BMW 330i M Sport, Mercedes-Benz C300 Sport e Audi A4. Mesmo com os concorrentes de peso e de origem alemã, o sedan de marca sueca conseguiu se destacar.

Atualmente, o S60 é comercializado no Brasil por R$ 336.950. De marca renomada, com muitas tecnologias, design luxuoso e tecnologia híbrida, será que o modelo vai além da propaganda e entrega de fato o que um cliente de sedan esportivo busca em 2021?

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Design: esqueça as linhas conservadoras de um sedan

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

Impossível não ser notado. Quem está a bordo de um Volvo S60, ainda mais na versão Polestar Engineered, precisa se acostumar com os olhares, que na maior parte do tempo são para algum detalhe do carro. O motorista é mirado por cerca de três segundos, afinal é inevitável não ficar curioso para saber como é a fisionomia de quem guia um carro como esse. 

O Volvo S60 Polestar Engineered tem o DNA estético da Volvo muito explícito, como praticamente todos os seus carros. A clássica grade dianteira superior com o logo da marca e as lanternas em formato de ‘C’ ao contrário são bem características da fabricante. 

Mais do que as lanternas, o que chama mais atenção são os faróis em full-LED, que formam o conceito visual chamado "martelo de Thor" (um deus nórdico), lembram um ‘T’ deitado. Os faróis são esticados o suficiente para chegarem perto da grande dianteira. 

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

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A frente do modelo, em geral, é muito bem harmonizada, e o capô com poucos vincos dá ainda mais destaque às tomadas de ar dianteiras e, claro, aos faróis. De conservadora mesmo, aqui, só a grade.

As lindas rodas aro 21 possuem abertura suficiente para exigir sem oudores os freios com pinças Brembo em vívido tom de amarelo, dando ao sedan um belo toque de esportividade. Na traseira, os escapamentos em Black Chromed e o discreto distintivo "Polestar Engineered'' revelam, principalmente para entendedores do universo automotivo, que esse é o tipo de carro capaz de entregar muita emoção. 

Apesar da carroceria de sedan muito bem delineada e da sobriedade em alguns traços, tão típicas de um Volvo, é possível notar ares modernidade no S60 que se esperaria ver num Porsche. 

Dentro do Volvo S60 Polestar Engineered

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

Normalmente, quando entro em um carro, o painel é o primeiro ponto que prende minha atenção. Acredito que seja assim com a maioria das pessoas. Neste caso, os bancos foram os primeiros explorados por mim. Modernos e muito agradáveis aos olhos, têm ainda um nível de conforto indiscutível até para o público mais exigente, com regulagem elétrica de altura e lombar, além de permitir regular o miolo do encosto para as costas e até a extensão do assento (este último, manualmente). 

O banco tem tantas curvas e detalhes que o acabamento em couro Nappa se torna mero detalhe. As costuras, por exemplo, trazem quase um toque de sensualidade. Ao mesmo tempo, a espessura do encosto lombar surpreende pela finura, o que otimiza o espaço para quem senta na fileira traseira.

E se você achava que a Volvo não era uma marca muito ousada, a unidade que testamos trazia cintos de segurança no mesmo tom de amarelo quase dourado das pinças de freio. 

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

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No painel, não espere por um padrão ultraluxuoso de acabamento com itens como madeira, mas ainda assim há toques de sofisticação com uso de alumínio que, neste sedan, passam ar de maturidade. As faixas em em alumínio trazem até uma pegada esportiva, casada com a sofisticação da manopla estilo joystick que emula um cristal. 

O painel de instrumentos é digital de 12,3 polegadas, casado com a central multimídia com tela vertical de 9 polegadas, sensível ao toque, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mas conexão apenas via USB. O sistema de áudio é Harman Kardon, com 13 alto-falantes e Subwoofer de 600 watts.

Espaço de sobra, mas só para quatro pessoas

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

São 4.761 mm de comprimento, 2.872 mm de entre-eixos, 1.850 mm de largura, 1.431 mm de altura e 442 litros de porta-malas. O espaço interno do sedan médio é generoso, sendo possível viajar confortavelmente com até quatro ocupantes. O vão livre para as pernas é mais do que o suficiente para não sentir o cansaço da viagem, e aqui vale novo crédito para os modernos bancos dianteiros.. 

Mesmo pessoas mais altas ou com medidas maiores não reclamam de espaço. A única exceção é para quem vai no meio pois o túnel central muito elevado acaba com qualquer possibilidade de conforto. A não ser que este assento seja destinado para uma criança, aí sim a viagem se torna cômoda para cinco pessoas. 

Desempenho: esportivo e confortável 

S60 T8 Hybrid agrega tudo que um sedan premium precisa para encarar os rivais alemães, e com eficiência acima de um veículo 1.0

Ao segurar o volante com empunhadura esportiva e se encaixar no banco, o motorista sente o poder de ter máquina de 411 cv de potência e, melhor ainda, excepcionais 65,3 kgfm de torque nas mãos.

Nas avenidas de uma grande cidade, a direção é confortável. Já na estrada, a esportividade é o fator predominante. Em alta velocidade, o carro apresente uma estabilidade que passa toda a segurança necessária para uma condução mais emocionante. 

A suspensão esportiva da marca, junto com os freios Brembo, que são exclusivos para essa versão, em conjunto com as barras estabilizadoras que melhoram a aderência do pneu com o asfalto, faz com que o S60 entregue o esperado de um carro com caráter esportivo e permaneça grudado no chão até nas curvas mais sinuosas. 

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O modelo ainda conta com sistemas e itens semiautonômos de condução, o que proporciona ainda mais comodidade ao motorista. Piloto automático adaptativo, assistente de faixa, alerta de ponto cego e alerta de colisão com frenagem automática são alguns assistentes de direção que se destacam. 

O Volvo S60 T8 tem ainda quatro modos de condução: o ‘Pure’, usa apenas o motor elétrico e é tão silencioso que deixa dúvidas se o carro está ligado. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia é de 40 km. O modo ‘Hybrid’ usa o motor a combustão e o elétrico, e é a melhor opção para quem quer aliar desempenho a um bom consumo. 

O ‘Power’ é o modo esportivo e o ‘AWD’, com tração integral, são mais indicados para ter desempenho e estabilidade de sobra nas estradas. 

Motorização, câmbio e tração: motor a combustão 2.0 turbo de 320 cv e 40,8 kgfm; motor elétrico de 87 cv 24,5 kgfm. Potência e torque combinados: 411 cv e 65,3 kgfm. Câmbio automático de oito marchas e tração integral. Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,4 segundos. Velocidade máxima: 250 km/h. 

Dados técnicos: direção elétrica, suspenção dianteira independente com braços sobrepostos e mola helicoidal, e suspensão traseira independente, multibraço com mola parabólica de lâmina única, freios dianteiros e traseiros com disco ventilado, pneus 235/40 R20, diâmetro de giro 11,3, vão livre do solo 142 mm e carga útil 445 kg.

Consumo

Como deu para perceber, o S60 T8 é um carro híbrido, o que lhe dá uma grande vantagem: ter consumo de dar inveja a qualquer carro popular. Mesmo pesando mais de 2 toneladas, o S60 faz 21,9 km/l na cidade e 22,5 km/l na estrada, segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro. 

Os dados foram auferidos sempre abastecido com gasolina, pois seu motor térmico não é flex. Já a autonomia do motor elétrico é de 40 km e se mostra mais útil apenas em emergências. O foco principal da eletricidade, aqui, é ajudar o motor convencional a alcançar índices tão bons de eficiência. 

Para carregar a bateria há duas opções. Na primeira delas, o condutor pode escolher a opção Charge, que usa a energia do propulsor a combustão e das frenagens para carregar as baterias do carro enquanto ele dirige. 

Também é possível carregá-las através de um carregador rápido ou até mesmo numa tomada de casa, processo que leva de três a sete horas, a depender da intensidade da corrente elétrica.

Vale a pena comprar um Volvo S60 Hybrid?

O Volvo S60 é mais do que um sedan que conseguiu se reinventar para oferecer um design emocional sem perder o bom gosto. O modelo é altamente tecnológico e eficiente, o que torna a direção mais prazerosa, confiável, segura e até econômica. Essas últimas são as principais características da Volvo atualmente, e se fazem muito presente no S60. 

A cereja do bolo é um carro tão performático como esse ser híbrido. Bem... Para ter tudo isso em mãos, o valor é de R$ 336. 950. Está de acordo com a concorrência, oferece o esperado e com uma pitada de emoção cujo preço não se calcula. Quem quer e pode pagar por um Volvo S60 T8 Polestar Engineered Hybrid tem tudo para ser feliz com um desses na garagem.

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Quer mais detalhes do Volvo S60 T8 Polestar Engineered Hybrid? Então, confira o vídeo abaixo.

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