Avaliação Volkswagen Saveiro
A Volkswagen Saveiro tem circulado pelas ruas desde 1982. A picape chegou ao mercado com o objetivo inicial de atender aos consumidores que necessitavam de um veículo menor para ser usado para o trabalho, com o passar dos anos, o carro também foi conquistando o público urbano e deixou de ter uso apenas comercial. A Volkswagen continua insistindo na picape compacta que atualmente ocupa a 23º posição no ranking de vendas de automóveis no Brasil, com 19.810 unidades emplacadas apenas no 1º semestre de 2019.
A Volkswagen Saveiro tem 4 versões, sendo 2 com cabine simples e 2 com cabine dupla, todas com motor 1.6 e caixa de câmbio manual. As opções variam de R$ 53.150 e vão até R$ 85.860 (valor sem adicionais). A versão escolhida para ser avaliada desde espaço, desempenho e segurança foi a topo de linha Saveiro Cross de 5 lugares, confira.
Versões e Valores Volkswagen Saveiro
Robust Cabine Simples 1.6 Manual: R$ 53.150
Robust Cabine Dupla 1.6 Manual: R$ 66.240
Trendline Cabine Simples 1.6 Manual: R$ 65.090
Cross Cabine Dupla 1.6 Manual: R$ 85.860
Leia também: 10 Carros de Cristiano Ronaldo que vão de 300 mil a 48 milhões
Espaço
Espaço não é um problema para a Volkswagen Saveiro, mesmo se tratando de uma picape compacta. São 2753 mm só de entre eixos, ultrapassando a Fiat Strada que tem 2718 mm. O modelo da VW também tem uma boa largura, são 1728 mm, o que torna a viagem dos 5 passageiros muito mais confortável, especialmente dos ocupantes traseiros. A caçamba tem 580 litros de capacidade, trata-se de tamanho bom para a categoria que o carro pertence, mas poderia ser um pouco melhor, para chegar mais perto da concorrente Strada que tem 680. Mas é aquela coisa, é difícil se ter tudo, ou mais espaço para interno, ou um bagageiro maior.
Desempenho
Assim como as outras versões. O VW Saveiro Cross conta com motor 1.6 de 120 cavalos e 16,8 kgfm de torque, podendo atingir a velocidade máxima de 185 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 10 segundos. A Saveiro, assim como a Fiat Strada e Chevrolet Montana só oferecem a opção de caixa de câmbio manual de 5 velocidades, nem mesmo as versões topo de linha têm transmissão automática. O que mostra que a troca de marchas manual é uma característica muito forte na categoria de picapes compactas, exceto para a Renault Oroch, que apostou em um câmbio automático de 4 velocidades.
Leia também: Carros Super Velozes – 5 modelos que ultrapassam os 400 km/h
Consumo
A autonomia da VW Saveiro Cross não agrada na economia, se abastecida com etanol a autonomia é de apenas 7,2 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina é de 10,4 km/litro na cidade e 12,4 km/litro na estrada. Todas as versões do modelo receberam nota ‘C’ na Classificação PBE Relativa da Categoria. Quem já comparou a autonomia de picapes compactas sabe que economia de combustível não é o ponto forte delas. Apesar da Fiat Strada e a Chevrolet Montana terem versões com nota ‘B’, o consumo ainda é alto, a Renault Oroch então, é uma das mais gastonas.
Segurança
O modelo conta bancos com encosto para cabeça e cinto de segurança de pontos para os 5 passageiros, freios ABS com função "off-road", 2 airbags frontais, assistente de partida em subidas (HHA), alerta de frenagem de emergência, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de estabilidade. A picape não foi testada pelo Latin NCAP, então não é possível informar a sua segurança em situações de impacto.
Principais itens de série:
· "ABS" com função "off-road", controle eletrônico de estabilidade "ESC" e distribuição eletrônica de frenagem EBD
· "E-Flex" - sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina
· "ESS" - alerta de frenagem de emergência
· "HHC" - assistente para partida em subida
· "I-System com Eco-Comfort" - computador de bordo
· "Keyless" - sistema de alarme com comando remoto
· Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
· Piloto automático
· 2 airbags (passageiro e motorista)
· 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras
· 4 alto-falantes e 2 tweeters
· Alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista
· Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
· Bagageiro longitudinal no teto
· Controle da pressão dos pneus
· Câmera de ré
· Direção hidráulica
· Ganchos para amarração de carga e capota marítima
· Grade protetora da janela traseira
· Iluminação da caçamba
· Moldura nas caixas de roda e soleiras
· Painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível
· Pedaleiras esportivas
· Tomada 12 volts na caçamba
· Travamento elétrico das portas
· Vidros elétricos
Confira ofertas da Volkswagen Saveiro
Talvez você também se interesse:
Avaliação Fiat Toro, picape é mais do shopping do que da terra
Avaliação Fiat Strada Adventure, a picape de 3 portas
Avaliação do Jeep Renegade Trailhawk 4x4 2.0 Turbo Diesel
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil
Camila Torres
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.
Comentários
Outras notícias
- Avaliação
Avaliação: Ford Maverick híbrida consegue rodar 1.000 km com um tanque?
- Avaliação de carros
Jeep Compass muda visual e estreia motor turbo de Rampage na linha 2025
- Avaliação
Mercedes-Benz EQE: 7 Itens absurdos do sedan elétrico de luxo
- Avaliação de carros
Novo Omoda 5 EV: 10 destaques do SUV elétrico que chega ao Brasil em breve
- Avaliação de carros
Avaliação: Peugeot 2008 elétrico é mais legal e completo que BYD Dolphin
- Avaliação de carros
Avaliação: Renault Kardian 2025 é o rival que o VW Nivus não queria
- Avaliação de carros
Avaliação: Fiat Titano parece ser picape do passado que compensa no bolso
- Avaliação
Avaliação: Fiat Fastback Abarth é o SUV esportivo mais versátil do Brasil?
- Avaliação
Hyundai Creta 2024: o que é ótimo e o que precisa melhorar quando o novo chegar