Avaliação Volkswagen Polo Highline 200 TSI
Se diferenciar no mercado automotivo não é fácil, principalmente quando você tem irmãos renomados na família, como Volkswagen Gol e Golf. O que fez a Volkswagen sambar para conseguir emplacar o novo Polo. E sim, deu samba, ele está entre os 10 carros mais vendidos do Brasil.
Lançado no mercado nacional em setembro de 2017, o Novo Polo 2019 destaca-se pelas tecnologias embarcadas, sendo o único do segmento a dispor de um painel totalmente digital derivado da marca Audi, e novos motores eficientes e potentes como o novo 1.0 TSI, renomeado de 200TSI, se referindo ao torque produzido (200NM).
Os preços partem de R$ 52. 670 e podem chegar a salgados R$ 85.000 com todos os opcionais. A versão avaliada foi a Highline com valor inicial de R$ 76.990. O modelo tem versões com motores 1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI, também opção de transmissão manual ou automática. Graças a essa diversidade de versões, motores e preços, o Polo consegue conquistar várias fatias do mercado.
Versões Volkswagen Polo 2019
Novo Polo 1.0
Novo Polo 1.6 MSI
Novo Polo 1.6 MSI AT
Novo Polo Comfortline 200 TSI AT
Novo Polo Comfortline Beats 200 TSI AT
Novo Polo Highline 200 TSI AT
Novo Polo Highline Beats 200 TSI AT
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Design
Aqui é o ponto menos atrativo do carro, ele tem linhas sóbrias que seguem os padrões da marca alemã, ele pode ser facilmente confundido com o Gol. A versão avaliada foi Highline 200TSI, com todos os opcionais disponíveis, inclusive as rodas aro 17 polegadas Razor e LEDs dianteiros, que juntos trazem mais esportividade.
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Conforto e Espaço
O Polo 2019 chega em sua nova geração com a plataforma modular MQB, que é 44 kg mais leve que o Polo anterior, 50% mais rígido e 18,5% da estrutura tem aços de alta e ultra alta resistência. Não é à toa que ele ganhou 5 estrelas do Latin NCAP.
Maior que o anterior, o Polo 2019 mede 4,057 mm de comprimento, 1,751 mm de largura, 1,468 mm de altura e 2,565 mm de entre eixos. O espaço é bom para os passageiros da frente, já quem vai atrás sofre um pouco com a curvatura do teto, mas em compensação tem saídas de ar-condicionado. O banco é bipartido e conta com Isofix, além de apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os passageiros.
Porta-malas é importante para você? Aqui temos apenas 300 litros. Para o dia-a-dia ele dá conta do recado, lembrando que a proposta do carro hatch não é oferecer espaço, e sim design e versatilidade.
A versão Highline 200TSI conta com o opcional dos bancos em couro em duas tonalidades de cinza, mas o material predominante das portas é o plástico duro, assim como o painel, que ainda tem um suporte de celular.
Tecnologia
Esta versão tem cluster digital de 10,25 polegadas configurável, o que trás um ar de requinte e certeza de que você está em um carro Premium, em conjunto ele trás uma central Discover Media de 8 polegadas sensível ao toque, que trabalha junto com o cluster digital. Toda conectividade do mercado está presente nesse carro, Apple carplay, Android Auto, 2 entradas USB, CD, cartão de memória e entrada auxiliar. A central também oferece câmera de ré, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, Post Collision Brake e porta-luvas refrigerado.
O volante é o mesmo do Golf e traz paddle shifs. O ar-condicionado é automático nas versões TSI. Outro ponto que chama atenção é a facilidade do sistema Keyless, que dispensa o uso da chave (com esse opcional ele vem com botão de start/stop).
Outra novidade é a nova série especial Beats, disponível como um pacote opcional a partir da versão Comfortline 200 TSI. Esse pacote possui o sistema de som projetado pela Beats, com 300 watts de potência e amplificador digital de oito canais, além de quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes exclusivos.
Por ser um carro projetado para ser tecnológico, todo essa tecnologia embarcada funciona muito bem no cotidiano, e acaba superando carros muito mais caros.
Leia também: Avaliação Volkswagen Gol: pontos positivos e negativos
Potência e Consumo
Mini Golf ou Maxi Gol? Uma mistura, que funciona, mas te confunde. Você acaba exigindo muito, por essa versão te entregar itens que te proporcionam uma experiência de estar em um veículo Premium, mas na verdade ele é apenas um compacto. O Polo Highline TSI entrega 115 cv abastecido com gasolina e 128 cv com etanol, um pouco a mais que no Golf de entrada, que por sinal já saiu de linha.
A proposta é ter a confiança e baixo custo de manutenção do câmbio automático tiptronic (Todas as versões TSI vem equipadas com transmissão automática de velocidades). Aqui não há a opção do câmbio de DSG. O motor EA211 R3 já começa a mostrar sua alegria a apenas 1.500 rpm, onde os seus 20,4 kgfm já estão disponíveis.
A diferença entre rodar no modo Drive e no Sport são bem notáveis. No ‘D’ a economia vem em primeiro lugar, com trocas em giros mais baixos, as medias de consumo obtidas foram: cidade – 11,5 km/litro (G) e estrada– 16,1 km/litro (G)
No modo Sport, dá para abrir um leve sorriso no rosto. A programação altera as respostas do carro, extraindo muito do 1.0, fazendo virar um pequeno esportivo. O Volkswagen Polo 200TSI 2019 anda bem e a dirigibilidade é muito boa, tendo-se uma direção precisa e progressiva, que deixa o carro no controle do motorista. De 0 a 100 km/h ele precisa de 9,6 segundos e a velocidade máxima é de 192 km/h.
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Compraria?
Categoricamente sim. Pela tecnologia embarcada, motorização e segurança. Na categoria de hatches premium, o Polo 200 TSI é um forte candidato.
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