Avaliação Volkswagen Amarok 2019

Volkswagen Amarok V6, uma picape com força de trator
Mayara Sauer
Por
05.11.2019 às 16:28 • Atualizado em 12.11.2019
Volkswagen Amarok V6, uma picape com força de trator

A Volkswagen Amarok V6 é produzido na Argentina e chegou ao Brasil em fevereiro de 2018. Antes de começar a avaliação da picape, uma curiosidade sobre o nome Amarok é que se refere a um lobo gigante da mitologia inuit, que são povos que habitam regiões polares. De fato, o nome é marcante e forte, mas forte mesmo é o motor, que vem junto a VW Amarok V6 Highline: V6, turbo, 24 válvulas, em linha, a diesel. Essa configuração faz dela a picape média mais potente do Brasil. 

Versões:

S 2.0 TDI – R$ 127.990 
SE 2.0 TDI – R$ 153.190
Comfortline 2.0 TDI – R$ 174.790 
Highline 2.0 TDI – R$ 189.990
V6 Highline 3.0 V6 TDI – R$ 195.990
V6 Extreme 3.0 V6 TDI – R$ 205.990

Design

A carroceria sofreu poucas alterações desde que chegou ao Brasil, em 2010. Ela tem um visual robusto, com quase dois metros de largura. A grade frontal tem acabamento cromado e a novidade do modelo é a assinatura V6, que já entrega o motorzão debaixo do capô. Nessa versão, as rodas de série são de liga leve com aro 18 polegadas, mas oferece rodas de 19 polegadas como opcionais. Na versão V6 Extreme possui aro 20 polegadas como item de série.

Espaço e conforto  

A caçamba tem 1280 litros de volume e capacidade de carga 1105 quilos. Já de espaço interno, possui 3 metros de entre eixos, o que garante um espaço generoso para os ocupantes que sentam no banco de trás.

Os bancos do motorista e do passageiro possuem ajustes elétricos de inclinação, altura e de lombar, e um formato ergonômico. Esses itens são fundamentais para garantir uma viagem mais confortável, até porque fazer viagens mais longas e passar por situações extremas de fora de estrada estão entre as propostas do carro. 

Requinte não é o foco da picape, tanto que o acabamento é quase todo no plástico duro. Essa versão da VW Amarok ficou devendo um botão de star/stop, para ligar e desligar o carro. Ainda vem com a chave canivete. O ar-condicionado é de duas zonas. A direção é hidráulica, ficando um pouco atrás dos concorrentes Chevrolet S10 e Ford Ranger, em que a direção é elétrica.  

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Conectividade

A central multimídia é de 6 polegadas, tamanho desproporcional à grandeza do carro.  É sensível ao toque, tem Apple Car Play e Android Auto. Diante da concorrência, a Amarok deixa a desejar, pois as versões mais caras da Chevrolet S10, por exemplo, oferecem uma central multimídia com tela maior, de 8 polegadas. Outro ponto que a S10 se apresenta superior à Amarok é em relação à assistência ao condutor através do Sistema OnStar, em que a Amarok não possui esse tipo de serviço.

Desempenho

O motor 3.0 V6 TDI turbodiesel que desenvolve até 225 cavalos de potência e faz 550 Nm de torque máximo. Conta ainda com o sistema overbooster, que entrega instantaneamente mais 20 cavalos de potência e mais 4 quilos kgfm de torque, durante 10 segundos, quando se pisa mais forte no acelerador, em uma velocidade entre 50 e 120 km/h. Esse recurso é super útil em uma ultrapassagem, por exemplo. 

Faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos, uma marca que surpreende, pois o carro pesa mais de 2 toneladas (2.185 kg). Para completar o pacote mecânico, o câmbio é automático de 8 velocidades. As trocas manuais podem ser feitas pela alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante.  

A VW Amarok v6 conta com tração 4Motion, integral nas quatros rodas, é permanente e automática. É possível ativar o modo off-road, através de um botão no console central. Nesse modo, o assistente de descida em rampa é ativado automaticamente e alguns parâmetros do carro são alterados, como por exemplo o sistema ABS. Em situações mais extremas, como em um atoleiro, é possível também bloquear o diferencial traseiro, apertando o botão do bloqueio do diferencial no console central.

Consumo

De autonomia, faz em média 8,8 km/l de diesel. Para o Inmetro não é um carro nada econômico, recebeu nota E na classificação geral e na classificação por categoria. A Chevrolet S10, versão topo de linha, motor 2.8, também a diesel, faz em média 9,6 km/l, recebendo melhores notas no Inmetro, C na classificação por categoria e D, na geral.  

Segurança

A picape traz itens importantes, como controle de estabilidade e tração, assistente de subida e controle de descida que funciona junto com o modo off-road, que são recursos fundamentais para um carro desse porte. A VW Amarok V6 Highline traz o sistema de frenagem pós colisão, o qual trava o carro para evitar que um segundo acidente aconteça.

Compraria?

A VW Amarok V6 é uma picape média que atende bem aos que procuram brutalidade, força, desempenho eficiente e espaço para transporte de pessoas e carga. Porém, no quesito conforto e conectividade oferece o básico para uma viagem confortável.  De fato, comparado aos concorrentes apresenta um preço um pouco acima, mas seria o preço de uma experiência mais bruta ao volante, que nenhum outro do segmento disponibiliza.

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