Avaliação Kia Sportage

A quarta geração do Kia Sportage oferece 4 versões. Conheça em detalhes a versão intermediária P.264.

Imagem de Mayara Sauer

Mayara Sauer

Jornalista Automotiva

12 de Agosto de 2019 às 12:03

·

Atualizado há um ano

Avaliação Kia Sportage

Imagem de Mayara Sauer

Mayara Sauer

Jornalista Automotiva

12 de Agosto de 2019 às 12:03

·

Atualizado há um ano

O Kia Sportage é considerado um dos queridinhos da marca coreana. Um dos motivos é por ser o SUV importado mais vendido no Brasil, no primeiro semestre de 2019, segundo a ABEIFA,  Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. De janeiro a junho, foram emplacadas 2.061 unidades do modelo. O carro está na quarta geração e possui 4 versões: P.162, P.263, P.264 e P. 265. A versão testada foi a P.264, a intermediária do modelo. 

Versões:

P. 162 2.0 flex: R$112.990,00
P. 263 2.0 flex: R$ 138.990,0

P. 264 2.0 flex: R$ 146.990,00
P. 265 2.0 flex: R$ 157.990,00

Design 

O SUV não passa despercebido. Ele tem um porte bem robusto e alto, com 1655 mm de atura. A grade frontal do Sportage segue o estilo de nariz de tigre, com o acabamento em preto brilhante, típico de outros modelos da Kia. Os faróis invadem o capô e são halógenos. Na versão topo de linha, já vem com faróis com projetores em LED e luz de seta dianteira. Os faróis de milha também são de LED, no formato que parecem cubos de gelo e estão presentes em todas a versões com exceção da versão de entrada. 

As rodas são de liga leve aro 19, em todas as versões, com exceção da versão de entrada, que é aro 18. Na lateral, percebe-se o cuidado que tiveram com o visual. Cromado na moldura dos vidros e na parte inferior do carro. Todas as versões vêm com rack no teto, para trazer o apelo aventureiro de um utilitário esportivo. No interior, os bancos têm o acabamento em couro; o painel é praticamente todo emborrachado, com pouco plástico. A direção tem uma base achada que lembra volante de carros mais esportivos. 

Espaço e Conforto 

O porta-malas é destaque no Kia Sportage, 868 litros. E ainda dá para ser maior, quando os bancos de trás são rebatidos para para frente, 1700 litros, segundo a Kia. Os bancos traseiros são bipartidos e possuem ajuste de posição. Para uma viagem mais longa, é possível deixar o banco ajustado para trás semelhante ao assento de avião, que o passageiro consegue até tirar um cochilo.

Um ponto de atenção é o túnel central um pouco elevado. Dependendo do tamanho das pernas do ocupante que sentar no meio, o túnel pode incomodar um pouco. Se forem só dois passageiros atrás, o conforto é maior, pois eles conseguem usar o porta-copos no meio, que também serve como apoio de braço. Na parte traseira, também possui saídas de ar condicionado, entrada usb e tomada 12 volts. Vem ainda com teto solar, que fecha com chave de ouro o design do interior, dando uma sensação de liberdade para os ocupantes do veículo.

Confira as ofertas do Kia Sportage

Segurança:

Vem com airbags frontais para motorista e passageiro, airbags laterais e airbags de cortina. No banco traseiro, conta com apoio de cabeça e cinto de três pontos para os três passageiros, sendo que o cinto do passageiro do meio sai do teto. Isso pode incomodar o ocupante do meio. Vem também com Isofix, para prender a cadeirinha do bebê. Além disso, tem controle de estabilidade e tração.

Desempenho:

O motor é flex 2.0 em todas as versões. Desenvolve até 167 cavalos de potência e 20,6 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 velocidades. Pode fazer as trocas manuais tanto pela alavanca no console central como pelas aletas atrás do volante. De autonomia o Kia Sportage não é considerado um carro econômico, recebeu nota C pelo Inmetro. Na cidade, faz 6,0 km/litro no etanol e 8,7 km/litro na gasolina; na estrada, faz  6,0 km/litro no etanol e 8,7 km/litro na gasolina. 

Uma função que vem no Kia Sportage é a seleção de modos de condução: Auto, Eco e Sport. O auto é o uso normal do carro. O eco, já é um modo para economizar combustível, nesse o carro demora mais a responder nas acelerações. Já o sport, você sente mais o motor, o carro fica mais esperto.

A suspensão é macia, que ao passar por terrenos mais irregulares, os impactos são bem absorvidos. O freio responde rapidamente quando acionado. É só triscar no pedal, que o carro já para. Não precisa afundar o pé. Além disso, o carro possui um isolamento acústico eficiente, ele é silencioso.

Itens de Série:

Na parte de conectividade, vem com tela sensível ao toque, de 8 polegadas, com Apple Car Play e Android Auto. As funções da multimídia também podem ser acessadas através dos botões abaixo da tela. É possível visualizar as imagens da câmera de ré. Além disso, o Kia Sportage possui sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. Possui controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático.

Compraria?

O Kia Sportage tem um desempenho que atende bem quem vai usar o carro na cidade e oferece diversos itens de conforto para uma viagem mais longa. Porém, o SUV pode deixar a desejar quem procura um carro pronto para ser usado fora de estrada, pois o modelo não oferece nenhuma opção com tração 4x4. Por outro lado, olhando para a concorrência, é possível encontrar SUV premium com tração 4x4 com valores bem próximos ao do Kia Sportage.

Talvez você também se interesse: 

Avaliação VW Fox

10 SUVs 2019 de até 100 mil

4 SUVs 2019 de até 80 mil

Comentários

Outras notícias

Notícias de Avaliação que possam te interessar

Comparativo

Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?

Volkswagen T-Cross larga na frente no desempenho, mas Chevrolet Tracker leva vantagem no consumo.

Avaliação

As novidades do Hyundai Creta 2020

Veja o que mudou do Creta 2019 para o Creta 2020

Avaliação

Avaliação: Chevrolet Tracker é um SUV urbano

Confira na avaliação do Chevrolet Trckar os motivos para considerar o modelo mais urbano do que off-road.

Avaliação

Avaliação Audi Q5

A linha 2019 do Audi Q5 oferece 5 versões

Outras notícias

Notícias de Avaliação que possam te interessar

Comparativo

Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?

Volkswagen T-Cross larga na frente no desempenho, mas Chevrolet Tracker leva vantagem no consumo.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.