Avaliação Kia Sportage

O SUV importado mais vendido no Brasil este ano.
Mayara Sauer
Por
31.07.2019 às 17:32 • Atualizado em 12.08.2019
O SUV importado mais vendido no Brasil este ano.

O Kia Sportage é considerado um dos queridinhos da marca coreana. Um dos motivos é por ser o SUV importado mais vendido no Brasil, no primeiro semestre de 2019, segundo a ABEIFA,  Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. De janeiro a junho, foram emplacadas 2.061 unidades do modelo. O carro está na quarta geração e possui 4 versões: P.162, P.263, P.264 e P. 265. A versão testada foi a P.264, a intermediária do modelo. 

Versões:

P. 162 2.0 flex: R$112.990,00
P. 263 2.0 flex: R$ 138.990,0

P. 264 2.0 flex: R$ 146.990,00
P. 265 2.0 flex: R$ 157.990,00

Design 

O SUV não passa despercebido. Ele tem um porte bem robusto e alto, com 1655 mm de atura. A grade frontal do Sportage segue o estilo de nariz de tigre, com o acabamento em preto brilhante, típico de outros modelos da Kia. Os faróis invadem o capô e são halógenos. Na versão topo de linha, já vem com faróis com projetores em LED e luz de seta dianteira. Os faróis de milha também são de LED, no formato que parecem cubos de gelo e estão presentes em todas a versões com exceção da versão de entrada. 

As rodas são de liga leve aro 19, em todas as versões, com exceção da versão de entrada, que é aro 18. Na lateral, percebe-se o cuidado que tiveram com o visual. Cromado na moldura dos vidros e na parte inferior do carro. Todas as versões vêm com rack no teto, para trazer o apelo aventureiro de um utilitário esportivo. No interior, os bancos têm o acabamento em couro; o painel é praticamente todo emborrachado, com pouco plástico. A direção tem uma base achada que lembra volante de carros mais esportivos. 

Espaço e Conforto 

O porta-malas é destaque no Kia Sportage, 868 litros. E ainda dá para ser maior, quando os bancos de trás são rebatidos para para frente, 1700 litros, segundo a Kia. Os bancos traseiros são bipartidos e possuem ajuste de posição. Para uma viagem mais longa, é possível deixar o banco ajustado para trás semelhante ao assento de avião, que o passageiro consegue até tirar um cochilo.

Um ponto de atenção é o túnel central um pouco elevado. Dependendo do tamanho das pernas do ocupante que sentar no meio, o túnel pode incomodar um pouco. Se forem só dois passageiros atrás, o conforto é maior, pois eles conseguem usar o porta-copos no meio, que também serve como apoio de braço. Na parte traseira, também possui saídas de ar condicionado, entrada usb e tomada 12 volts. Vem ainda com teto solar, que fecha com chave de ouro o design do interior, dando uma sensação de liberdade para os ocupantes do veículo.

Confira as ofertas do Kia Sportage

Segurança:

Vem com airbags frontais para motorista e passageiro, airbags laterais e airbags de cortina. No banco traseiro, conta com apoio de cabeça e cinto de três pontos para os três passageiros, sendo que o cinto do passageiro do meio sai do teto. Isso pode incomodar o ocupante do meio. Vem também com Isofix, para prender a cadeirinha do bebê. Além disso, tem controle de estabilidade e tração.

Desempenho:

O motor é flex 2.0 em todas as versões. Desenvolve até 167 cavalos de potência e 20,6 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 velocidades. Pode fazer as trocas manuais tanto pela alavanca no console central como pelas aletas atrás do volante. De autonomia o Kia Sportage não é considerado um carro econômico, recebeu nota C pelo Inmetro. Na cidade, faz 6,0 km/litro no etanol e 8,7 km/litro na gasolina; na estrada, faz  6,0 km/litro no etanol e 8,7 km/litro na gasolina. 

Uma função que vem no Kia Sportage é a seleção de modos de condução: Auto, Eco e Sport. O auto é o uso normal do carro. O eco, já é um modo para economizar combustível, nesse o carro demora mais a responder nas acelerações. Já o sport, você sente mais o motor, o carro fica mais esperto.

A suspensão é macia, que ao passar por terrenos mais irregulares, os impactos são bem absorvidos. O freio responde rapidamente quando acionado. É só triscar no pedal, que o carro já para. Não precisa afundar o pé. Além disso, o carro possui um isolamento acústico eficiente, ele é silencioso.

Itens de Série:

Na parte de conectividade, vem com tela sensível ao toque, de 8 polegadas, com Apple Car Play e Android Auto. As funções da multimídia também podem ser acessadas através dos botões abaixo da tela. É possível visualizar as imagens da câmera de ré. Além disso, o Kia Sportage possui sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. Possui controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático.

Compraria?

O Kia Sportage tem um desempenho que atende bem quem vai usar o carro na cidade e oferece diversos itens de conforto para uma viagem mais longa. Porém, o SUV pode deixar a desejar quem procura um carro pronto para ser usado fora de estrada, pois o modelo não oferece nenhuma opção com tração 4x4. Por outro lado, olhando para a concorrência, é possível encontrar SUV premium com tração 4x4 com valores bem próximos ao do Kia Sportage.

Talvez você também se interesse: 

Avaliação VW Fox

10 SUVs 2019 de até 100 mil

4 SUVs 2019 de até 80 mil

Comentários