Avaliação Honda HR-V, SUV japonês mais vendido no Brasil

Conheça detalhes do design, espaço, desempenho, consumo e segurança do Honda HR-V
Camila Torres
Por
08.08.2019 às 19:23
Conheça detalhes do design, espaço, desempenho, consumo e segurança do Honda HR-V

O SUV de origem japonesa está circulando pelo mundo desde 1997 quando foi apresentado no salão de Tóquio, no Japão. Mas só chegou ao Brasil em 2015, quando já estava na segunda geração e no ano seguinte já conquistou a 10º posição no ranking de carros mais vendidos no Brasil. Nos últimos anos, caiu alguns degraus, mas ainda é um dos SUVs que mais vende em solo nacional, ficando em 4º lugar no levantamento do primeiro semestre de 2019 feito pela Fenabrave. O modelo continua conquistando público e é cogitado por muitos que desejam pensando em estacionar um utilitário esportivo na garagem, se você é um deles, confira a Avaliação Honda HR-V e conheça um pouco mais sobre o design, espaço, desempenho e segurança do carro.

Versões e valores Honda HR-V

LX 1.8 CVT: R$ 94.400
EX 1.8 CVT: R$ 101.700
EXL 1.8 CVT: R$ 111.900
Touring 1.5 CVT: R$ 139.900

Confira ofertas do Honda HR-V

Design de SUV de personalidade

Agressividade, beleza e estilo próprio definem bem o design do Honda HR-V. Os faróis em LED têm o desenho com traços levemente puxados e são harmoniosamente ligados pela grade frontal cromada em acabamento blackpiano. Os vincos do capô dão expressividade ao SUV e as linhas laterais juntamente com as maçanetas dianteiras na mesma cor da carroceria e as traseiras embutidas na coluna ‘C’ dão um ar aerodinâmico ao design. As rodas em liga aro 17, o rack de teto e o escapamento duplo cromado dão o toque final para o utilitário esportivo.

Leia também: 10 Carros de Cristiano Ronaldo que vão de 300 mil a 48 milhões

Espaço suficiente para os passageiros viajarem de pernas cruzadas

Quer ter uma boa noção do espaço que este carro oferece? Imagine a seguinte cena: no volante, uma mulher de 1.70 de altura, ao lado dela, no banco do passageiro dianteiro, um homem de 1.90 se acomoda sem sentir o desconforto de estar com a cabeça próxima demais do teto ou dos joelhos tocarem o porta-luvas, os 3 passageiros traseiros se acomodam em seus lugares, a direita está a avó que ganhou alguns quilos nos últimos anos, no meio o adolescente de 16 anos que já beira 1.80 e a esquerda a irmã de 15 anos que não suporta viajar apertada, ambos felizes e com espaço até para cruzar as pernas.  É isto que o HR-V oferece com 2.610 mm de entre eixos, 1.772 mm de largura e 1.605 mm de altura. Só poderia ser melhor se o porta-malas tivesse mais que 393 litros. 

Leia também: Avaliação Jeep Compass Longitude

Desempenho e consumo mediano

Agora vamos ao coração da versão EXL do HR-V, um motor i-VTEC 1.8 de 4 cilindros que entrega 140 cavalos e 17,4 kgfm de torque. A transmissão é CVT de 7 velocidades com Paddle Shifts e a tração é apenas dianteira. Não espere nada além de um SUV 1.8 ao dirigir o HR-V. O que isso quer dizer? Ele não tem a emoção de um esportivo, também não é gostoso de dirigir como um hatch ou sedan, pois estamos falando de um SUV. Ou seja, tem suspensão elevada, a posição de dirigir é alta, suspensão firme, as respostas são progressivas ao pisar no acelerador e as retomadas ágeis. Resumindo, o desempenho é bom, mas nada empolgante. A Honda até oferece uma opção mais pulsante, a versão Touring com motor 1.5 turbo de 173 cavalos e 22,4 kgfm de torque, só que é necessário arcar com uma diferença de quase R$ 30.000. 

A autonomia do Honda HR-V não é das melhores, o SUV se abastecido com etanol faz 7,7 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina faz 11 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada. Porém, mesmo não tendo um consumo muito satisfatório, o modelo da fabricante japonesa ainda é mais econômico que os rivais Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. 

Leia também: Avaliação do Jeep Renegade Trailhawk

Segurança 5 estrelas

Quando se trata de segurança, a Honda investiu o suficiente no HR-V, tanto na estrutura do carro, como em itens e sistemas. O modelo conta com estrutura de deformação progressiva, airbags frontais (2), laterais (2) e de cortina (2), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para os 5 passageiros, (ACE), freios com ABS e EBD, freio de estacionamento eletrônico, sistema de alerta de frenagem emergencial (ESS), assistente de partidas em aclives (HSA), assistente de tração e estabilidade. O SUV quando passou pelo teste de impacto do Latin NCAP conquistou as 5 estrelas de 5. 

Confira ofertas do Honda HR-V

Compraria?

O modelo é esteticamente agradável aos olhos. O espaço atende tranquilamente uma família, com exceção do porta-malas que poderia ser muito mais avantajado. A segurança é 5 estrelas. Não é econômico, mas tem autonomia melhor que os principais concorrentes. O desempenho é o de se esperar de um SUV com motor 1.8. Se a busca é por um carro bonito, seguro e espaçoso, já pode estacionar na sua garagem.

Talvez você também se interesse: 

10 SUVs 2019 de até 100 mil
Avaliação Kia Sportage
Veja detalhes do carro mais caro do mundo

Honda HR-V
SUV
Útilitário Esportivo

Comentários