Avaliação Ford Ka SE 1.0

Avaliação do 3º carro mais vendido do Brasil. Confira detalhes do design, conforto, desempenho e segurança e descubra se vale à pena levá-lo para casa.
Camila Torres
Por
23.05.2019 às 18:16 • Atualizado em 21.06.2019
Avaliação do 3º carro mais vendido do Brasil. Confira detalhes do design, conforto, desempenho e segurança e descubra se vale à pena levá-lo para casa.

O Ford Ka ficou entre os carros mais vendidos em 2018, ocupando o 3º lugar no ranking. Foram 103.286 comercializadas, perdendo por pouco para o Hyundai HB20 que saiu na frente com 105.506. O modelo oferece 10 versões ao consumidor, 3 com motor 1.0 e 7 com motor 1.5. Os valores iniciam em R$ 44.950 e vão até R$ 68.640 sem contar com custos de acessórios adicionais. A versão escolhida para avaliação foi o Ka SE 1.0 comercializado pelo valor de R$ 45.550, acima apenas da opção de entrada.

Versões Ka 2019

S 1.0: R$ 44.950
SE 1.0: R$ 45.550
SE 1.5 AT: R$ 56.940
SE 1.5 MT: R$ 52.440
SE Plus 1.0: R$ 49.050
SE Plus 1.5 MT: R$ 54.940
SE Plus 1.5 AT: R$ 59.440
FreeStyle 1.5 MT: R$ 64.090
FreeStyle 1.5 AT: R$ 67.840
Titanium 1.5 AT: R$ 68.640

Design

O design do Ford Ka é básico, linhas suaves e frente levemente arredondada, para-choque com uma pegada esportiva despretensiosa, maçanetas externas na cor do veículo e rodas de aço aro 14, nada que chame a atenção. O modelo está disponível em 6 cores, preto ou vermelho são as tonalidades inclusas no valor da versão, para pintura em branco é cobrado um adicional de R$ 600, em cinza Moscou, cinza Copenhagen e prata o custo aumenta para R$ 1.350.

Conforto e Espaço

O carro tem um bom espaço interno, lembrando que por ser tratar de um hatch nunca é de sobra. Mas mesmo uma viagem com a lotação máxima do veículo os passageiros viajam bem acomodados. Todos os assentos têm apoio para a cabeça e os bancos são minimamente confortáveis. A capacidade do porta-malas é de 257 litros. É pequeno, mas é possível ganhar espaço com o rebatimento dos bancos traseiros quando não houver passageiros. 

Dirigibilidade, potência e consumo

A versão SE 1. 0 vem com transmissão manual de 5 velocidades que apresenta suavidade nas mudanças de marchas. A suspenção mais rígida dá estabilidade ao carro. As respostas do acelerador não são imediatas, porém podem ser consideradas razoavelmente rápidas. O motor 1.0 de 85 cavalos e 10,7 kgfm de torque entrega o esperado, principalmente na cidade, já que não precisa usar o máximo de potência. 

O Ka SE 1.0 foi classificado como categoria ‘A’ no Inmetro, apresentando um desempenho satisfatório. O consumo da versão é atraente para quem gosta de economizar no combustível, com etanol o automóvel rende 9,2 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada, com gasolina passa para 13,4 km/litro na cidade e 15,5 km/litro na estrada. 

 Segurança

Dentre os principais itens de segurança estão cinto de segurança de 3 pontos para os 5 passageiros, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e travamento automático quando o veículo estiver em movimento, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca (EBL), luz elevada de freio, sistema antifurto e alerta de manutenção programada por tempo e quilometragem. Além dos obrigatórios freios ABS e isofix. O investimento da Ford nos acessórios de segurança do KA fez o modelo conquistar 3 de 5 estrelas no Latin NCAP.

Compraria?

O design do carro não é motivo pelo qual ele seria levado para casa. O espaço e conforto do hatch é uma característica que conquista. O consumo é o ponto alto, pois é um carro econômico e muito. A condução, apesar de agradável, não tem nada de especial. O Ka SE 1.0 tem itens de segurança que são ausentes em alguns concorrentes da mesma categoria, como o Onix. No geral o modelo satisfaz, mas não encanta. 

Talvez você também se interesse:   

6 Carros hatchs 2019 de até 50 mil
Comparativo Chevrolet Onix e Ford Ka
Comparativo Chevrolet Onix x Hyundai HB20 – Carros mais vendidos do Brasil
Comparativo Hyundai HB20 x Ford Ka

Comentários