Avaliação: Caoa Chery Arrizo 6 Pro é bom o bastante para peitar o Corolla?

Sedan renovado chega para ser a opção mais sofisticada e cara da linha, convivendo com modelo antigo. Será a tática certa para subir nas vendas?
Renan Bandeira
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01.10.2021 às 10:30 • Atualizado em 06.10.2021
Sedan renovado chega para ser a opção mais sofisticada e cara da linha, convivendo com modelo antigo. Será a tática certa para subir nas vendas?

A Caoa Chery lançou nesta sexta-feira (1º) mais uma novidade para o mercado nacional: o Arrizo 6 Pro. O sedan com visual renovado chega por R$ 134.990 como a nova versão de topo na linha 2022, convivendo com o modelo de visual antigo - conforme revelamos em primeira mão.

As mudanças de design são pontuais, mas marcantes. Além disso, o Arrizo 6 Pro carrega novos itens de série para tentar incomodar um pouco mais o líder absoluto do segmento de sedans médios, Toyota Corolla, herdando em especial clientes do Honda Civic, que deixará de ser produzido no Brasil em 2022.

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Será que a Caoa Chery consegue? Afinal, investir no segmento de sedans, principalmente médios, parece loucura em tempos de febre do SUV. Porém, tirando o próprio Corolla, outras marcas estão retirando o time de campo e é nessa carência de produtos que a marca pretende apostar.

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A próxima geração do Honda Civic, por exemplo, deve vir ao Brasil apenas importada. O VW Jetta assumiu uma pegada esportiva com versão única e preço nas alturas. Já o Chevrolet Cruze beira o ostracismo por não apresentar mudanças substanciais desde a apresentação da segunda geração, há cinco anos.

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A Caoa Chery viu nisso a oportunidade de crescer. Até porque, se um Arrizo 6 quase não vinha incomodando ninguém, quem sabe dois não consigam incomodar muito mais, certo?

Segundo o gerente de marketing da montadora, Henrique Sampaio, além de aproveitar os espaços deixados no mercado, a Caoa Chery vai se espelhar no modelo de negócio da Toyota e apostar “no pós-venda com apoio das 126 concessionárias” para ganhar mais espaço na categoria. 

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A previsão inicial é de vender 500 unidades mensais, sendo 300 da atual versão, GSX, e 200 da linha Pro. É um pouco mais do que os menos de 300 exemplares do modelo que a marca vem conseguindo emplacar, em média, ao longo de 2021, mas ainda longe do volume do Corolla e até do Civic.

Será que o Arrizo 6 Pro ajudará a Caoa Chery a enfim ter algum destaque entre os já consagrados sedans médios do mercado? É isso que vamos ver agora. A fabricante convidou a Mobiauto para conhecer em primeira mão o novo Arrizo 6 Pro, que será produzido em Jacareí (SP). Rodamos com o modelo e contamos todos os detalhes para você.

Segundo a marca, o preço de lançamento será provisório e deverá ser reajustado para R$ 139.990 nas próximas semanas.

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Caoa Chery Arrizo 6 2022 - Versões e preços
GSX - R$ 121.990
Pro - R$ 134.990

Arrizo 6 Pro - mudanças visuais

Sedan renovado chega para ser a opção mais sofisticada e cara da linha, convivendo com modelo antigo. Será a tática certa para subir nas vendas?

Como dito acima, as mudanças visuais não são tão sutis assim. Em relação ao Arrizo 6 atual, a dianteira da linha Pro ganhou uma nova grade em formato hexagonal, bem maior, com filetes cromados nas divisórias horizontais.

Particularmente, prefiro a frente da versão antiga, por ter mais personalidade, já que a linha Pro ficou com visual parecido com o do Chevrolet Onix Plus ou o dos extintos Hyundai Elantra e i30 já vendidos no Brasil.

Na China, o facelift do Arrizo 6 prevê uma frente alternativa, com grade carretel ao estilo Lexus, e que dá ao sedan um toque mais esportivo e agressivo. Por aqui, a aposta foi apenas no design mais conservador.

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Os faróis são full-LED e contam com luzes de condução diurna integradas, também de LED. As réguas de neblina, também por diodos, estão encravadas em caixas trapezoidais na parte de baixo do pára-choque.

Girando a carroceria, um ponto mais positivo vai para as novas rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento diamantado e em preto brilhante, e que deixam o sedan com uma pegada mais esportiva. Porém, é na traseira que o Arrizo 6 Pro mostra as novidades mais marcantes. 

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Com visual que parece inspirado no antigo Hyundai Azera e na própria 12ª geração do Corolla, sedan médio da Caoa Chery ganha novas lanternas de LED com acabamento escurecido e interligadas por uma faixa em acrílico de mesma tonalidade. 

Além disso, o nicho de placa subiu do para-choque para a tampa do porta-malas, o que dá ao Arrizo 6 Pro um estilo mais sóbrio que o da versão sem reestilização.

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Acabamento interno e tecnologias

Por dentro, o Arrizo 6 Pro oferece o mesmo nível de acabamento que já é visto na linha GSX, com revestimento dos bancos em couro sintético, costuras pespontadas e revestimentos macios ao toque na superfície do envolvente do painel de instrumentos e nos painéis das portas.

No entanto, a Caoa Chery apostou na faixa horizontal central do painel em preto piano para ganhar sofisticação em relação à versão mais barata. Ela até dá a sensação de esconder a tela da central multimídia quando o sistema de entretenimento está desligado. 

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A parte ruim é que esse tipo de acabamento suja facilmente, escancarando marcas de dedo e qualquer outra sujeira. E em dias muito ensolarados, o reflexo pode atrapalhar a visão do motorista.

Falando na central multimídia, ela é nova, tem 10,25 polegadas e se conecta com Android Auto e Apple CarPlay via cabo. A do Arrizo 6 também passou a se conectar com celulares Android na linha 2022, mas tem 9 polegadas e interface inferior.

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O sedan também deixa de lado o cluster analógico da versão GSX para ganhar um quadro de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, com computador de bordo multifunções integrado e mais de uma opção de design para os mostradores.

Principal ponto positivo: além da modernização de cluster e central, a câmera de ré com guias auxiliares e o sistema 360º chamam atenção. 

O último deles funcionou bem nos testes e auxilia não só nas manobras como também nas conversões, já que projeta as imagens laterais na central a fim de ampliar o campo de visão e dirimir os pontos cegos.

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Por outro lado, o ar-condicionado não é digital nem automático, e tem apenas uma zona de climatização. É pouco para um sedan na faixa de R$ 130.000. Pelo menos há saídas de ar para a segunda fileira.

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Dimensões e espaço interno

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As dimensões do Arrizo 6 Pro são as mesmas do Arrizo 6 atual. Ele é um dos maiores sedans da categoria em comprimento (perdendo apenas para o Jetta), mas é o menor em entre-eixos. 

Dimensões: 4.675 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.493 mm de altura, 2.650 mm de entre-eixos; 570 litros de porta-malas; 48 litros de tanque de combustível e 1.364 kg de peso em ordem de marcha.

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O último item é praticamente o que dita como será o espaço interno do veículo, mas a Caoa Chery soube aproveitar bem o interior do Arrizo 6. Com o banco da primeira fileira ajustado para uma pessoa de 1,87 m, ainda sobra um espaço generoso para as pernas dos ocupantes da fila de trás. 

Além disso, o túnel baixo e o console central recolhido dão espaço para o ocupante do assento central apoiar os pés e não precisa invadir os espaços vizinhos.

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Sua principal virtude é o porta-malas, que é o maior da categoria, com 570 litros - são 45 litros a mais do oferecido pelo Civic, que tem o segundo maior compartimento do segmento. Além disso, o banco traseiro é rebatível (mas não bipartido), algo que nem todo sedan oferece, ampliando o espaço para bagagem numa viagem com até dois passageiros.

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Motorização, consumo, desempenho e dirigibilidade

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O motor segue o mesmo 1.5 turboflex, sem injeção direta de combustível, de 147/150 cv de potência (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque (para os dois combustíveis). Ele é gerenciado por uma caixa automática do tipo CVT que simula nove marchas.

Segundo a Caoa Chery, o câmbio CVT passou por recalibração e tem seu mecanismo mais voltado a eficiência e baixo consumo do que para o desempenho. Somado ao motor turboflex, que entrega o pico de torque apenas a 4.000 rpm, apesar do turbo (é a falta que a injeção direta faz), o Arrizo 6 assume uma proposta de sedan mais pacato e familiar do que seu visual sugere.

Em movimento, o Arrizo 6 Pro não deixa a desejar nas acelerações e retomadas, mas o motor sobe o giro e grita um bocado quando exigido, justamente por conta da calibração que entrega seu melhor desempenho a rotações mais altas.

Por isso mesmo, seu 0 a 100 km/h é idêntico ao de um Honda Civic 2.0, mas fica 0,3 s mais alto que o de um Toyota Corolla 2.0 flex, 0,8 s acima de um VW Jetta 250 TSI e 1,3 s maior que o de um Civic 1.5 turbo.

Motor e desempenho: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção eletrônica multiponto, 147/150 cv (G/E) a 5.500 rpm, 21,4 kgfm (G e E) a 4.000 rpm. Câmbio CVT, simulação de nove marchas. Tração dianteira. 0 a 100 km/h em 9,9 s.

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Esse esforço excessivo do motor para entregar potência prejudica ainda o consumo. O Arrizo 6 tem o pior desempenho da categoria nesse quesito, o que ainda prejudica diretamente na sua autonomia. Afinal, pior consumo mais o menor tanque de combustível, também dá ao Caoa Chery, consequentemente, a menor autonomia do segmento.

Consumo: 6,5 km/l na cidade e 8,2 km/l na rodovia, abastecido com etanol, e 9,7 km/l na cidade e 11,9 km/l na rodovia, abastecido com gasolina.

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Lembra que falamos dos berros do motor? Eles até são minimizados pelas trocas rápidas de marchas simuladas pelo CVT, que seguram um pouco o ruído. No entanto, ainda invadem a cabine, muito porque a vedação não é tão boa quanto a do Corolla, por exemplo.

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Tanto que o Arrizo 6 também não segura muito bem o barulho da rolagem dos pneus e da ventania. Na cidade e em trajetos curtos, o ruído é aceitável, mas em viagens ou distâncias maiores, se torna um pouco cansativo.

Durante nossa experiência, o Arrizo 6 Pro se destacou pela estabilidade e pelo ponto H mais rebaixado, que são características dos sedans e tornam a condução mais prazerosa.

Além disso, a assistência elétrica progressiva da direção responde rápido ao esterçamento e é calibrada na medida certa para não tornar as manobras cansativas nem a dirigibilidade insegura. De acordo com a Caoa Chery, a caixa foi recalibrada em relação ao Arrizo 6 antigo, ficando ainda mais direta.

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Outro elemento que nos agradou foi o console central mais elevado, que dá uma leve sensação de cockpit, ajudando no apoio para o braço direito do motorista e mantendo os comandos mais próximos do condutor.

As suspensões são idênticas às do antigo Arrizo 6 GSX e poderiam ser mais robustas. Enquanto os principais sedans médios (exceto o Cruze) usam conjuntos independentes do tipo multilink na traseira, o Arrizo 6 mantém o eixo de torção na linha Pro, que, na prática, é menos confortável.

A fabricante afirma ter promovido ajustes finos no conjunto, a fim de melhorar o controle de inclinações laterais e o conforto a bordo, mas a falta de um jogo traseiro independente faz falta, especialmetne para quem senta no banco de trás.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e a discos sólidos (traseira), diâmetro de giro 11,3 m, Cx 0,28, 148 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 14,8°, ângulo central não divulgado, ângulo de saída 20,1°, carga útil 397 kg, pneus 205/50 R17

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Tecnologias, segurança e equipamentos

O Arrizo 6 não oferece os mesmos itens de segurança ativa que podem ser encontrados no Corolla, mas traz um pacote com equipamentos interessantes, como: alerta de ponto cego, acendimento automático dos faróis, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, indicador de pressão de pneus etc.

Não teremos alerta de pré-colisão ou frenagem automática de emergência como no Toyota, mas com os seis airbags, a câmera 360º e sensor de estacionamento, o sedan conta com um bom pacote pelo preço que cobra.

Itens de série - Caoa Chery Arrizo 6 Pro

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Visual: moldura cromada nos vidros laterais, seta integrada no retrovisor, rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos com revestimento em couro sintético, acabamento de envolvente do painel e das portas macio ao toque e teto solar elétrico.

Conforto: faróis com sistema “follow me home” e ajuste automático de facho, banco do motorista com ajuste elétrico, piloto automático, retrovisores com ajuste elétrico, coluna de direção com ajuste de altura , banco traseiro com encosto rebatível, vidros elétricos nas quatro portas, sistema Auto Hold. 

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Tecnologia: acendimento automático dos faróis, direção com assistência elétrica progressiva, assistente de partida em rampa, chave presencial e partida por botão, câmera de 360º, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, monitor de ponto cego.

Segurança: luz de condução, faróis full-LED, luz de condução diurna de LED, lanternas de LED, seis airbags, aviso de não afivelamento do cinto para motorista e passageiro, controle de estabilidade e tração, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sensor de estacionamento traseiro.

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Conclusão

Sedan renovado chega para ser a opção mais sofisticada e cara da linha, convivendo com modelo antigo. Será a tática certa para subir nas vendas?

As mudanças são pequenas, mas pontuais. Para enfrentar os concorrentes da categoria e brigar com os SUVs, o Arrizo 6 Pro apostou em um visual mais elegante e em gnahos pontuais de tecnologia, com uma central maior e mais moderna, cluster 100% digital e novas soluções de acabamento.

Mesmo com a versão Pro, o Caoa Arrizo 6 ainda ficou devendo alguns sistemas de segurança e em uma motorização que fica num meio termo pouco empolgante entre a potência do 2.0 Dynamic Force e do 1.8 híbrido flex do Corolla.

Sedan renovado chega para ser a opção mais sofisticada e cara da linha, convivendo com modelo antigo. Será a tática certa para subir nas vendas?

Por outro lado, se a liderança do sedan da Toyota no segmento vai além do design, apoiando-se mais no pós-venda da marca japonesa e na reputação do veículo, a verdade é que a mecânica dos atuais Caoa Chery não tem deixado os consumidores na mão. Nisso, a aposta se mostra segura.

Deixando o Corolla de fora da briga e analisando os demais concorrentes, o Arrizo 6 Pro subiu um degrau na batalha e está pronto para superar Cruze e ser uma opção para os clientes órfãos de Civic. Resta apenas ganhar a confiança do consumidor para crescer em um segmento cada vez mais atrofiado e mais carente de produtos.

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