Argentinos usam truque bizarro para encontrar clientes para seus carros
Já pensou em ver um veículo estacionado com uma garrafa de água em cima do teto? A princípio, a prática pode parecer que o dono ou alguém esqueceu o objeto na superfície, mas não na Argentina. Por lá, essa ação transmite uma mensagem do proprietário para outras pessoas.
Trata-se da intenção do dono do carro de vender seu veículo. Isso mesmo, esqueça os anúncios na internet, adesivos no vidro ou até mesmo aquela plaquinha de papel à moda antiga.
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Basta visualizar a garrafa no teto e você estará diante de um veículo que está à venda. É no mínimo curioso pensar em uma atividade dessas aqui no Brasil.
É mais interessante ainda pensar que essa atitude poderia acarretar outros desdobramentos, a julgar pela criatividade do brasileiro. Imagine que a garrafa cheia de água poderia significar que o veículo está quitado. O frasco em outro material que não o plástico, em alumínio amassado por exemplo, seria um sinal de avaria no histórico do veículo. As possibilidades são infinitas.
Voltando um pouco no tempo, o Auto Bild parece ter encontrado uma explicação para a prática. Ainda na década de 1940, a atual AFIP (Administração Federal da Receita Pública) cobrava uma taxa pela venda de veículos usados.
Assim, os argentinos encontraram uma forma de anunciar que estavam vendendo seus carros e burlar a taxa de venda. E ao que parece, essa realidade persiste até os dias atuais.
Claro que, para ser replicada em outros países, é necessário que nenhuma lei proíba. No Brasil, o mais comum ainda são os anúncios físicos com a mensagem de vende-se e plataformas online como a Mobiauto.
Imagem: Auto Bild
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.