Honda City híbrido pode dar motor ao novo WR-V para fazer até 27 km/l
SUV compacto com versão eletrificada deverá chegar em um segundo momento
Quando o Honda City 2025 foi lançado no ano passado, era um tanto esperada a configuração equipada com motorização híbrida baseada no motor 1.5 aspirado do sedan. Ela infelizmente não veio, mas tal opção de motor não está totalmente descartada, já que poderemos ver ela no novo Honda WR-V, que será lançado ainda este ano no Brasil.
Antes de detalharmos o novo SUV compacto da Honda, é importante dizer que o Honda WR-V não é um completo desconhecido, afinal, foi vendido no Brasil entre 2017 e 2021 no mercado brasileiro. É verdade que lá atrás ele se tratava de um utilitário baseado no Honda Fit e trazia um visual controverso, mas o nome já é famoso e agora será aplicado em um modelo totalmente novo que estreará até o final de 2026 por aqui.
Motor 1.5 híbrido
A motorização híbrida do novo Honda WR-V segue como uma incógnita, mas é evidente que temos opções interessantes no exterior que podem ser aplicadas para o modelo, que terá produção nacional na fábrica de Itirapina (SP).
Bom exemplo é o motor 1.5 híbrido oferecido para o City no exterior, que tem foco em eficiência e traz ciclo Atkinson. Com isso ele tem potência reduzida de 98 cv, e tem a função de alimentar outros dois motores elétricos que rendem 108 cv e 25,8 kgfm de torque.
A questão é que os dois motores elétricos atuam como propulsores (tracionam o carro) e utilizam o freio com sistema regenerativo para recarregar a bateria. O interessante é que o sistema híbrido do City vendidos em mercados como o da Índia, por exemplo, pode fazer até 27 km/l. Essa será uma opção interessante para o mercado brasileiro, mas tudo indica que chegará em um segundo momento. Primeiro o SUV vai ser vendido somente a combustão.
Com isso, o novo Honda WR-V vai estrear no Brasil até o final deste ano com um propulsor bem conhecido: o motor 1.5 aspirado flex de injeção direta usado hoje no City, que entrega até 126 cv de potência e 15,5/15,8 kgfm (G/E) de torque, sempre com transmissão automática tipo CVT e simulação de sete marchas.
O que será o novo WR-V?
Embora compartilhe o mesmo nome do velho modelo, o novo Honda WR-V se trata de um modelo totalmente novo, assim podemos considerar que estamos diante de uma segunda geração. Se antes ele se tratava de uma derivação do Fit, agora estamos diante de um SUV compacto inédito de 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos, enquanto o porta-malas chegará aos 458 litros.
O novo Honda WR-V brigará diretamente com SUVs compactos como VW T-Cross, Nissan Kicks, Jeep Renegade, além do futuro Toyota Yaris Cross – também inédito no mercado nacional e que vai estrear este ano. Ambos terão proposta semelhante ao oferecerem motores aspirados voltados a eficiência e também opção híbrida.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp